/Notícias

  • Estudos da Coppe são premiados na Rio Oil and Gas Conference

    Dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Coppe/UFRJ foram premiados na 20ª edição da Rio Oil and Gas Conference. O estudo “Opções tecnológicas para operação da refinaria Abreu e Lima em um cenário de Brasil CO2 neutro em 2025” foi contemplado com o prêmio Plínio Catanhede, na categoria transição energética.

  • Coppe e Defensoria Pública do Estado do Rio assinam convênio para otimizar prestação de assistência jurídica

    A Coppe/UFRJ e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro assinam nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, às 15 horas, um convênio para a realização do projeto de Integração, Desenvolvimento e Sustentação em sistemas de apoio à prestação de serviços de assistência jurídica.

  • Estudo mostra que hidrogênio pode tornar mais eficiente a produção de biocombustíveis

    A produção de biocombustíveis pode ser aumentada em mais de 40% sem a necessidade de cultivar um único metro quadrado a mais de terra. Esta é a principal conclusão de um novo estudo internacional, com a participação de pesquisador da Coppe/UFRJ, que analisou a produção destes combustíveis renováveis, a partir da cana-de-açúcar no Brasil. De acordo com os autores, o CO2 que é liberado durante a produção de etanol pode ser convertido em metanol, a partir do uso de hidrogênio produzido no mesmo processo.

  • Integração Acadêmica da Decania do CT promove série de debates sobre o exercício da docência no Ensino Superior

    A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental, entre outros. Serão encontros semanais realizados no auditório da Coppe e abertos ao público.

  • Cidade Universitária volta a contar com as bicicletas compartilhadas e gratuitas

    As bicicletas compartilhadas estão de volta à Cidade Universitária e com novidades para um melhor aproveitamento. A partir do dia 03 de outubro, quando será inaugurado um novo sistema, coordenado pela Coppe/UFRJ, os usuários poderão se deslocar gratuitamente pedalando até a região do campus onde desejam parar, ou bem próximo a seus destinos.

  • Coppe e Marinha firmam parceria para curso de Aperfeiçoamento Avançado

    A Coppe/UFRJ irá disponibilizar um grupo de docentes para atuar em três cursos de Aperfeiçoamento Avançado que fazem parte da carreira dos oficiais da Marinha do Brasil.

  • Professora da Coppe participa do próximo videocast Rio Bravo sobre o impacto das mudanças climáticas

    A professora Suzana Kahn, vice-diretora da Coppe/UFRJ, é uma das participantes da quarta edição da série “Brasil, 2023”, do Videocast Rio Bravo, que irá ao ar dia 29 de setembro no YouTube.

  • Continuidade do desmatamento fará Brasil ultrapassar em 137% a meta de emissões para 2030

    Estudo conduzido por pesquisadores da Coppe e divulgado dia 15 de setembro, aponta que, se a política ambiental brasileira seguir seu curso atual, as emissões de gases de efeito estufa vão ultrapassar em 137% a meta assumida pelo país no Acordo de Paris e em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas, para 2030. Além disso, a continuidade do desmatamento poderá levar ao “ponto de não retorno”, em que a Amazônia seria conduzida a um processo irreversível de savanização.

  • Professor Bevilacqua recebe título de Doutor Honoris Causa da UERJ

    O professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A Cerimônia de concessão do título será realizada, dia 27 de setembro, às 14h30, na Capela Ecumênica da UERJ.

  • Maurício Guedes fala sobre inovação no Coppe-I

    O Coppe-I abriu o seu ciclo de palestras "Inovação em Pauta", no dia 1º de setembro, com o diretor de Tecnologia da Faperj, Maurício Guedes. Diante de alunos de graduação e pós-graduação, não apenas da Engenharia como de outras áreas do conhecimento, Guedes discorreu sobre sua trajetória no fomento à inovação e sobre os projetos da Fundação no apoio ao empreendedorismo no estado.

Páginas