Lista de Notícias

/Aluno da Coppe recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2006

O aluno da Coppe/UFRJ, Johnny de Jesús Martínez Rizales, foi agraciado com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2006. O estudante venezuelano foi contemplado na categoria Engenharias III pela tese de doutorado intitulada Aplicação de um método multidomínio espectral na simulação de escoamentos viscosos incompressíveis. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Paulo de Tarso T. Esperança, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe.


Johnny desenvolveu um método chamado Multidomínio Espectral para resolver problemas bidimensionais de escoamentos viscosos incompressíveis. O trabalho dá continuidade à linha de pesquisa baseada nos Métodos Espectrais para a simulação de escoamentos viscosos incompressíveis, os quais podem ser usados na solução de problemas em torno de corpos flutuantes, com grande aplicação nas Engenharias Naval e Oceânica.


A Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD, na sigla em inglês) é a área da computação científica que estuda os métodos computacionais para a simulação de fenômenos que envolvem fluidos em movimento. O usuário de CFD tem como objetivo obter as distribuições de velocidades, pressões e temperaturas na região do escoamento. Os Métodos Espectrais emergiram em meados do ano 1970 e são caracterizados pela expansão da solução em termos de uma série truncada de funções de aproximação globais (séries de Fourier, de Chebyshev ou Legendre) das variáveis independentes. Os Métodos Espectrais atraíram muita atenção devido a sua alta precisão nas simulações numéricas da Turbulência Homogênea, Modelação Global do Clima, Dinâmica dos Oceanos, Transferência de Calor, e Dinâmica dos Fluidos. Esta alta precisão é conseguida sempre que o domínio for suficientemente simples e suave (domínios retangulares ou circulares), podendo nestes casos alcançar até dez dígitos de precisão (precisão espectral). Uma desvantagem dessas técnicas ocorre quando são aplicadas em problemas envolvendo geometrias complexas. A necessidade de tratar geometrias complexas levou ao desenvolvimento dos Métodos Multidomínios Espectrais.


O Método Multidomínio Espectral é uma combinação do Método de Colocação Espectral, do Método de Decomposição do Domínio Não-Sobreposto e da Técnica da Matriz Influência. O Método Multidomínio foi aplicado à solução das equações unidimensional e bidimensional de Helmholtz, com condições de contorno gerais, sendo a precisão espectral alcançada. Problemas de escoamentos viscosos incompressíveis referentes a uma cavidade regularizada, um degrau e um escoamento ao redor de um cilindro circular foram simulados pelo Método Multidomínio Espectral e resultados numéricos para um domínio e dois subdomínios foram obtidos e mostram a precisão espectral e a eficiência do método.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5598067784406638

  • Publicado em - 20/12/2006