Lista de Notícias

/Coppe ajuda a contar a história da Finep com holografias

 

 

Por meio de softwares e dispositivos de projeção holográfica desenvolvidos por pesquisadores da Coppe/UFRJ, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) conta seus 50 anos de história durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Projetado holograficamente em uma pirâmide de acrílico de dois metros de altura e em um teto curvo, um vídeo apresenta os principais projetos apoiados pela Finep nas últimas cinco décadas.

 

Instalado no stand da Finep, o trabalho desenvolvido pela equipe do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe tem atraído centenas de pessoas que visitam diariamente o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no qual até  o dia 22 de julho estará sendo realizada a reunião da SBPC. 
 

 

A história da instituição écontada em um vídeo de 12 minutos, produzido e editado pela equipe do Lamce – laboratório vinculado ao Programa de Engenharia Civil da Coppe e coordenado pelo professor Luiz Landau – a partir de roteiro elaborado pela Finep. Mas não se trata de uma exibição convencional. O vídeo é projetado holograficamente em uma pirâmide de acrílico (de 2m x 2m x 2,10m) e também no teto, projetado em curva, especialmente para receber a projeção tridimensional. A exibição será no stand da Finep na ExpoT&C, feira que acontece paralelamente à programação principal da Reunião Anual, no campus Pampulha da UFMG. O stand poderá receber até 40 pessoas por visita.

 

Para mostrar a história da Financiadora, o vídeo traz algumas das principais iniciativas brasileiras realizadas com o seu apoio. Projetos desenvolvidos pela Coppe, como o LabOceano, laboratório que dispõe do mais profundo tanque oceânico do mundo; e o ônibus híbrido a hidrogênio, H2+2; figurarão ao lado de outros empreendimentos de especial relevância para o país, como a Ponte Rio-Niterói; o Museu do Amanhã; o avião Tucano; da Embraer e o exoesqueleto desenvolvido no âmbito do projeto "Andar de Novo".

 

"A Finep montou o roteiro, e nós fizemos o projeto e a edição do vídeo, com a locução feita pela equipe da financiadora. Desenvolvemos também o dispositivo de projeção holográfica, e o sistema que sincroniza entre o que passa na pirâmide e o que passa no teto, que recebe o vídeo 360º a partir de cinco projetores", explica Gerson Cunha, coordenador do Grupo de Realidade Virtual e Aumentada, do laboratório.

 

Durante o evento, são distribuídas mil miniaturas da pirâmide, que possibilitarão a projeção holográfica a partir de um aplicativo, para celulares também desenvolvido pela equipe do Lamce. No aplicativo, é exibida uma versão mais curta do video institucional da Finep, com duração de quatro minutos. O aplicativo já está disponível para celulares que usam sistema Android. Basta procurar por "Finep 50 anos holográfico" no Google Play e fazer o download gratuito.

 

Assista à chamada para o evento feita pela equipe de comunicação da Finep, no Facebook.

 

Confira a programação da 69ª Reunião Anual da SBPC
 

  • Publicado em - 14/07/2017
  • Atualizado em - 18/07/2017