/Coppe inicia comemoração dos 50 anos no carnaval carioca
Criada há 50 anos no Rio de Janeiro, a Coppe/UFRJ escolheu um jeito bem carioca para dar início às comemorações do seu cinquentenário. Nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, professores, alunos, funcionários e amigos da instituição pedirão passagem para brincar o carnaval em uma ala especial do ”Inova que Eu Gosto”, o bloco dos amigos da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O bloco desfilará a partir das 18 horas pelas ruas do Flamengo, com concentração na Rua Paissandu, esquina com Praia do Flamengo.
Este é o sexto ano que o “Inova que Eu Gosto” desfila pelas ruas da cidade. Com mais de 5 mil foliões, o bloco será animado por uma bateria de 65 ritmistas.
Com muito samba no pé, os 150 integrantes da ala “Coppe 50 anos” celebrarão nas ruas do Rio de Janeiro o marco de cinco décadas da instituição carioca, que se tornou o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.
Sobre a Coppe
Em meio século de existência, a Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e pesquisa de Engenharia - ajudou a criar a pós-graduação no Brasil e se tornou o maior centro de pós-graduação e pesquisa em engenharia da América Latina. Ao longo de cinco décadas, formou mais de 13 mil mestres e doutores em seus 12 programas de pós-graduação.
Hoje, com 348 professores doutores, 2.729 alunos, 350 funcionários, entre pessoal técnico administrativo, e 61 pesquisadores pós-doutores, é a instituição de pós-graduação de engenharia brasileira com o maior número de conceito 7, concedido pela Capes a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.
A Coppe possui 120 laboratórios, que formam o maior complexo laboratorial do país na área de engenharia, e 95 patentes depositadas. No cenário internacional tem projetos em cooperação com instituições científicas de renome mundial. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), agraciado em 2007 com o Prêmio Nobel da Paz. Em 2008, em parceria com a Universidade de Tsinghua, criou o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia.
Pioneira na aproximação da academia com a sociedade, a Coppe transforma resultados de pesquisa em riqueza para o Brasil. Seus profissionais e sua infraestrutura estão permanentemente preparados para responder às necessidades do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. Para isso, criou em 1970 a Fundação Coppetec, que já administrou mais de 12 mil contratos e convênios.
Para ensaiar os sambas
Acesse nos links abaixo o samba do Inova que Eu Gosto e o da Vila Isabel 2013, que farão parte do repertório do desfile.
Letras:
- Publicado em - 29/01/2013