Lista de Notícias

/Coppe premia vencedores do concurso Viva a Ilha do Fundão

Depois do trabalho, os aplausos. Após inúmeros cliques, muito talento, sensibilidade e técnica para revelar os recantos da Ilha do Fundão, sua gente e o trabalho desenvolvido nas instituições de ciência e tecnologia instaladas no local, chegou a hora de aclamar os ganhadores do concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão. A Coppe/UFRJ promoveu, dia 19 de maio, a cerimônia de premiação dos autores das 12 fotos vencedoras do concurso, que faz parte das comemorações dos 50 anos do instituto. O evento levou cerca de 150 pessoas ao auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2). Em seguida, foi inaugurada a exposição das fotos vencedoras e demais finalistas, que ficará em cartaz até 18 de junho.


A cerimônia de premiação foi prestigiada pelo reitor da UFRJ, professor Carlos Antonio Levi da Conceição, que participou da mesa de abertura do evento. Ao seu lado estavam o pró-reitor de extensão da Universidade, Pablo Cesar Benetti; a chefe de Gabinete da Reitoria e ex-diretora da Coppe, Angela Uller; o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa; o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Fernando Alves Rochinha; e o presidente da Comissão Julgadora do concurso e professor da Coppe, Príamo Melo.

Também estiveram presentes o prefeito da Universidade, Ivan Ferreira Carmo; o vice-diretor da Coppe, Edson Watanabe; o diretor de Planejamento e Administração, Guilherme Horta Travassos; o diretor de Tecnologia e Inovação, Romildo Toledo; além de professores, funcionários e alunos da Coppe e de diversos departamentos da UFRJ.

“Um dos maiores méritos do concurso foi valorizar aspectos da Ilha do Fundão nem sempre valorizados, como a sua beleza. O concurso também proporcionou a integração de várias áreas da universidade e de vários tipos de atividade, a partir de enfoques variados. Foi perfeito”, afirmou o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, ao participar da abertura da exposição das fotos do concurso.


Idealizado e organizado pela jornalista Dominique Ribeiro, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Coppe, o concurso Viva a Ilha do Fundão foi estruturado em três categorias: Ciência e Tecnologia, Natureza e Arquitetura e Vida no Campus. As três melhores fotos de cada categoria foram selecionadas por uma comissão julgadora composta por fotógrafos profissionais, professores, designers e artistas plásticos. Os jurados fizeram suas escolhas baseadas em critérios como adequação à temática do concurso, qualidade técnica, criatividade e originalidade. Foram premiadas outras três fotografias escolhidas pelo júri popular, que recebeu 11.267 votos via internet.


“Um dos principais objetivos desse concurso foi de redescobrir, pelo menos fotograficamente, a Ilha do Fundão e mostrar toda sua diversidade natural e arquitetônica, suas pessoas e as suas vidas aqui dentro da Ilha e mostrar também que pode haver beleza e plasticidade em nossos resultados, que envolvem ciência e tecnologia”, destacou o presidente da comissão julgadora, Príamo Melo, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe e professor de fotografia.

Segundo Príamo Melo, todos os segmentos da universidade e até mesmo de fora dela abraçaram a ideia do concurso e isso se confirma pela variedade dos premiados. Entre os vencedores estão: uma professora da UFRJ; três alunos, incluindo graduação e pós-graduação; quatro profissionais e pesquisadores da UFRJ ou dos centros de pesquisa localizados na Ilha do Fundão; e quatro participantes externos, entre eles um estudante do ensino médio. “O concurso foi extremamente democrático e a gente fica muito feliz que a proposta do concurso foi compreendida e que houve participantes de vários segmentos da sociedade”, afirmou.

O presidente da comissão julgadora também destacou a participação dos fotógrafos amadores. “Entre os 12 premiados, apenas três são fotógrafos profissionais, o que mostra que os amadores, aqueles que são amantes da fotografia, mandaram muito bem nesse concurso”.

Os autores das fotos vencedoras foram premiados com máquinas fotográficas. As especificações das câmeras estão no site do concurso Viva a Ilha do Fundão, em http://www.coppe50anos.com.br/vivailha.


A exposição com as 12 fotos vencedoras e as imagens finalistas do concurso está em cartaz no Espaço da Arte da Coppe, que fica no hall de entrada do prédio do instituto, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, Ilha do Fundão. A mostra pode ser vista até dia 18 de junho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca.


O concurso fotográfico e os outros eventos em comemoração aos 50 anos da Coppe contam com o patrocínio de Itaipu Binacional, Braskem, GE, Halliburton, Petrobras, Eletrobras Furnas e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais: vencedores do concurso Viva a Ilha falam de suas fotos

Conheça as fotos premiadas e seus autores: Coppe anuncia vencedores do concurso

 

Saiba mais sobre o concurso: Viva a Ilha do Fundão

  • Publicado em - 20/05/2014
  • Atualizado em - 09/06/2014