/Coppe recebe novos alunos em cerimônia que destaca a inovação e a ética na pesquisa
A Coppe/UFRJ promoveu nesta segunda-feira, 6 de março, a tradicional cerimônia de boas vindas ao seus 900 novos alunos. O diretor, professor Edson Watanabe, lançou um desafio, conclamando os recém-egressos aos cursos de mestrado e doutorado a inovar. Durante a cerimônia, a diretora de Assuntos Acadêmicos, professora Cláudia Werner, apresentou a instituição aos alunos e destacou a prioridade conferida pela Coppe para que seu corpo discente siga as diretrizes éticas e normas acerca de integridade na pesquisa, respeitando os direitos autorais de terceiros e evitando o plágio.
"Em muitos casos, o plagiador não tem consciência do seu erro, mas algumas vezes as consequências são graves”, enfatizou Werner, que aproveitou para sugerir aos alunos que participem, de 26 a 30 de junho, do Curso de Metodologia Científica e Ética na Pesquisa, oferecido pela Coppe aos seus alunos e a estudantes de outras unidades da UFRJ.
A professora Werner também informou que para defender a tese de doutorado o aluno deverá ter ao menos um artigo aceito para publicação em periódico listado no Journal Citation Reports (JCR) ou no Qualis Capes, nos estratos A1 e A2. "Trata-se de uma regra recente da instituição. O doutorado exige pesquisa de ponta e a publicação é uma forma de aferir essa qualidade. Não espere ser cobrado", brincou.
Inovação e empreendedorismo
Enquanto a diretora de Assuntos Acadêmicos falou sobre o que os novos alunos podem esperar da Coppe, o diretor Edson Watanabe explicou o que a instituição espera deles. "A gente espera que vocês busquem aquele conhecimento que a gente nem sabe que não sabe. Vocês devem duvidar das coisas, buscar problemas e soluções, devem ser ousados, criativos e convincentes. E, claro, publicar essas descobertas", ressaltou o professor.
Segundo o professor Watanabe, o Brasil é o 13º país que mais produz conhecimento científico em todo o mundo. No entanto, em termos de inovação tecnológica é o 69º. Mesmo na América Latina é superado por outros seis países, incluindo Costa Rica e Panamá.
"Nas palavras do presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Mario Borges, ciência é transformar dinheiro em conhecimento. Já a inovação, é transformar conhecimento em dinheiro. A inovação pode ser um paper, uma tese, um produto. Desde que seja original e seja aceito pelo mercado", citou Watanabe.
No intuito de estimular os novos alunos a trilharem o caminho da inovação, o diretor da Coppe deu exemplos de produtos inovadores desenvolvidos na instituição como o trem de levitação magnética, o Maglev-Cobra; o ônibus híbrido a hidrogênio, o H2+2; e a Boca de Sino Multifuncional (BSMF), um equipamento de exploração voltado à exploração do pré-sal, premiado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O vice-diretor, professor Romildo Toledo, ponderou que embora o momento político seja ruim, e a situação econômica difícil, a universidade deve seguir trabalhando firme para o desenvolvimento do Brasil. "É bom ver rostos novos. Pessoas chegando com entusiasmo para enfrentar os desafios. A Coppe oferece um ambiente muito diverso e gostaria que vocês aproveitassem isso. Temos mais de 65 mil m² de infraestrutura laboratorial, com equipamentos ultramodernos e técnicos competentes. Vocês podem fazer uso desses laboratórios mesmo que não estejam vinculados aos seus programas. Temos uma fundação de apoio que ancora centenas de projetos que propiciam inovação tecnológica e pesquisa aplicada", informou Romildo.
A professora Cláudia Werner apresentou ainda informações sobre os dias de visita ao Espaço Coppe e ao Maglev-Cobra e mostrou a seção Planeta Coppe Notícias, no site da Coppe, enfatizando que os alunos devem acessá-lo regularmente para se informarem a respeito dos eventos, palestras e sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição. “Com o serviço prestado pela Assessoria de Comunicação, a Coppe cumpre o papel de prestar contas à sociedade, inerente a uma instituição governamental”, afirmou.
Diversidade e excelência acadêmica
A Coppe conta com 13 programas de pós-graduação que atraem alunos de todo o Brasil e do exterior. Atualmente, 2.417 alunos cursam os programas da Coppe: 1.254 no doutorado e 1.163 no mestrado. Desse total, 197 são estrangeiros, em sua maioria proveniente de países da América do Sul. Embora reconhecida como uma carreira predominantemente masculina, a Engenharia vem passando gradualmente por uma mudança de perfil: atualmente a cada três estudantes da Coppe, uma é mulher.
A instituição já formou 15.768 pós-graduados em Engenharia. Até 2016, foram defendidas na instituição 11.634 dissertações de mestrado e 4.134 teses de doutorado. Anualmente, seus pesquisadores publicam, em média, 2 mil artigos científicos em revistas e congressos, nacionais e internacionais. No ano passado, foram defendidas na instituição 383 dissertações de mestrado e 191 teses de doutorado.
O evento também contou com a presença dos diretores de Relações Institucionais, professor Luiz Pinguelli Rosa; de Tecnologia e Inovação, professor Fernando Rochinha; de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional (DPADI), professor Ericksson Almendra, e do diretor-adjunto da DPADI, Fernando Sepúlveda. Na plateia estiveram presentes ainda os coordenadores da maioria dos programas acadêmicos da Coppe, além de diversos docentes e funcionários da instituição.
- Publicado em - 06/03/2017