Lista de Notícias

/Coppe sedia seminário e lança centro de treinamento para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

A Coppe/UFRJ sediará, amanhã, dia 5 de setembro, o seminário Conectando novos caminhos para REEE, que reunirá os principais atores do mercado de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos para debater os avanços e casos bem-sucedidos de reciclagem e gestão de resíduos eletroeletrônicos. Anualmente 43 milhões de toneladas desse tipo de resíduo são descartados no planeta. Desse total, 3,9 milhões (9%) são produzidos na América Latina.

 

Aberto ao público, o seminário, que começa às 8h30, será realizado no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia.  Entre os palestrantes, estarão o professor Stefan Salhofer, da Boku University (Áustria), e Tião Santos, que liderou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG).

 

A mesa de abertura contará com a presença do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, do decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Suemitsu; e da coordenadora técnica do LaWEEEda na UFRJ, professora Elen Beatriz Pacheco, do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da UFRJ. No decorrer do evento, também será apresentada a evolução do projeto no Brasil e na Nicarágua.

 

Como parte do evento, às 13 horas, será inaugurado o Centro de Treinamento LaWEEEda da UFRJ, que tem como missão capacitar pessoas para a desmontagem, reparo e gestão de resíduos de equipamento eletroeletrônicos, além de desenvolver pesquisas relevantes para o setor.

 

O seminário é promovido pela equipe do LaWEEEda-UFRJ, uma parceria entre Coppe, Instituto de Macromoléculas (IMA) e Escola Politécnica – que integra a  Rede Latino Americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos.  

 

Financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, a rede LaWEEEda foi lançada em outubro de 2016 e integra universidades de cinco países: Áustria, Alemanha, Brasil, Reino Unido e Nicarágua. Também conta com a participação de organizações brasileiras e Nicaraguenses que atuam diretamente no mercado de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. O objetivo da rede é lidar com o crescente fluxo de resíduos eletroeletrônicos na América Latina e ampliar o desenvolvimento da gestão desses resíduos, gerando oportunidades de negócios, a partir da reutilização e reciclagem de componentes.

 

Segundo a pesquisadora Claudia Khair, do LaWEEEda-UFRJ, o projeto trabalha com base no conceito da Economia Circular, no qual componentes de um produto descartado podem ser inseridos na produção de outros produtos. “É uma boa prática sustentável e econômica, que possibilita substituir parte de matéria virgem na produção de produtos, reduzindo a exploração de recursos naturais. Além disso, gera renda com o aproveitamento de insumos que seriam descartados como lixo, provocando impactos ambientais.”

 

O projeto também contempla o uso de técnicas que possibilitam prolongar a vida útil dos equipamentos, tais como capacitação em reparo e manutenção. Uma das principais missões do LaWEEEda é capacitar pessoas para a gestão dos resíduos eletroeletrônicos (REEE), de forma que o material retorne ao setor produtivo em maior volume e com melhor qualidade.

 

Confira a programação do seminário

 

08:30  – Credenciamento

 

09:00 – Mesa de Abertura

 

Prof. Romildo Toledo (Diretor da Coppe - UFRJ)

Prof. Walter Issamu Suemitsu (Decano do Centro de Tecnologia - UFRJ)

Prof. Elen Pacheco (Coordenadora do Projeto LaWEEEda – UFRJ)

 

09:30 – Palestras: “A Evolução do Projeto LAWEEEda”

 

Presentation of results and impacts of the LaWEEEda project

Prof. Stefan Salhofer (BOKU University - Austria)

 

 – The LaWEEEda Training Centers of Brazil and Nicarágua

Claudia Khair (Pesquisadora no LaWEEEda - UFRJ)

 

10:15 – Coffee-break

 

10:45 – Painel: “REEE no Brasil: Cenário Atual, Desafios e Oportunidades”

Moderadora: Lucia Xavier (CETEM)

 

O Papel das Universidades Brasileiras no Ciclo de Vida dos Resíduos Eletroeletrônicos”

Prof. Ricardo Gabbay (UNESP)

 

Lixo ou Desperdício?

Sebastião dos Santos (ACAMJG)

 

Logística Reversa de Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro

Mona Rotolo Mançano (INEA/SEAS)

 

A Logística Reversa de Eletrônicos na Prática: Resultados e Desafios Rumo ao Acordo Setorial

Gustavo Acra (Green Eletron)

 

O papel das catadoras e dos catadores na PNRS – Enfoque no setor de REEE

Dr. Claudio dos Santos - Defensor Publico Federal –(Coord. GT Nacional de Catadores da Defensoria Pública)

 

13:00 – Cerimônia de Inauguração do Centro de Treinamento LaWEEEda no Galpão do IMA/UFRJ

 

14:00 – Encerramento do evento

 

  • Publicado em - 04/09/2019