Lista de Notícias

/Coppe tem quatro projetos contemplados pelo Pronex

Quatro projetos da Coppe/UFRJ serão contemplados pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).  Fruto de uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Pronex, que se encontra em sua 4ª edição, disponibilizará R$ 24 milhões para 47 projetos selecionados, provenientes de dez instituições. A Universidade Federal do Rio de Janeiro teve o maior número (21) de projetos contemplados. O resultado do edital foi divulgado no dia 12 de maio.

 

O Pronex visa dar suporte à continuidade de projetos de grupos de pesquisa com excelência reconhecida e estimula a parceria interinstitucional. Da Coppe, foram contemplados os projetos "Algoritmos Randomizados, Quânticos, e Aproximativos: Projeto, Análise e Implementação de Soluções Eficientes para problemas Combinatórios Fundamentais", da professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação; "Núcleo de excelência em modelagem numérica de correntes de turbidez", do professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil, coordenador do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad); "Núcleo de Excelência em Turbulência", do professor Átila Freire, do Programa de Engenharia Mecânica, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (Nidf); "Processamento de sinais em multimídia, comunicações e instrumentação inteligente", do professor Paulo Sergio Diniz, do Programa de Engenharia Elétrica, coordenador do Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT).

 

A Coppe também colabora com outros dois projetos contemplados. Um deles é “Produção, Processamento, Distribuição e Utilização de Gás com Alto Teor de CO2: Biogás e Gás Natural do Pré-Sal”, apresentado pela professora Magali Christe Cammarota, do Instituto de Química da UFRJ. O projeto conta com participação do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, por intermédio dos professores Claudio Habert e Argimiro Resende Secchi.  

 

O outro é “Física das Altas Energias e Astropartículas e Tecnologias Associadas – AstroHEP.br”, coordenado pelo professor Ronald Cintra Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Este conta com colaboração do Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe e tem o professor José Manoel de Seixas como vice-coordenador.

 

Saiba mais.
 

  • Publicado em - 19/05/2016