Lista de Notícias

/Fórum virtual Coppe para discutir o Brasil pós-pandemia está disponível no Youtube

As oito edições do Fórum Virtual: “O Brasil após a pandemia”, promovido pela Coppe/UFRJ, estão disponíveis na página da instituição no youtube (www.youtube.com/coppeufrj). Os debates transmitidos ao vivo pelo Facebook da Coppe (www.facebook.com/coppe) já alcançaram 385 mil pessoas, e contam com a participação de especialistas e convidados que discutem os impactos da Covid-19 e expõem suas reflexões, propostas e alternativas para o país pós-pandemia. O público pode acompanhar e participar com perguntas e comentários.

 

“A proposta do fórum é motivar a reflexão sobre propostas e alternativas de reorganização estrutural. O Brasil é um país reconhecido por sua desigualdade socioeconômica, problemas estruturais e insuficiência de sistemas públicos eficazes de amparo social. Precisamos encontrar maneiras criativas e inovadoras de superar as perdas e partir para um novo patamar, após essa difícil travessia”, afirma o diretor da Coppe, professor Romildo Toledo.

 

Confira abaixo os temas discutidos, os debatedores convidados e os links das matérias de cobertura das oito edições do Fórum no Planeta Coppe Notícias.

 

Atividades Remotas e Digitalização - Aumento da Exclusão Social? (28/06)

Debatedores: Cora Ronai, O Globo; Marcelo Tas, TV Cultura; Marcos Cavalcanti, professor da Coppe/UFRJ; e Silvio Meira, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mediação: Suzana Kahn, vice-diretora da Coppe/UFRJ.

 

 

Desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia (21/06)

Debatedores: Daniel Moczydlower, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer; Romildo Toledo, diretor da Coppe/UFRJ, Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo (USP); e Segen Estefen; professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe. Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

A crise na Saúde e o SUS (14/06)

Debatedores: Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde; Carlos Grabois, Gadelha, professor da Fiocruz; Antônio Carlos Campos de Carvalho, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ; e Roberto Medronho, professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, ambos da UFRJ. Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

 

Necessidade de União Nacional pela Democracia (07/06)

Debatedores: Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Flávio Dino, governador do Maranhão; e Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

Internet e Ética (22/04)

Debatedores: Glenn Greenwald, jornalista do site The Intercept Brasil; e Pedro Dória, colunista do jornal “O Globo” e cofundador do Canal Meio. Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

 

Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura (19/04)

Debatedores: Lígia Bahia, professora, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; Ricardo Henriques, professor da UFF e ex-secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação. Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

 

Indústria, Produção e Emprego (15/04)

Debatedores: Eduardo Moreira, economista e escritor; Márcio Pochmann, professor da Unicamp e ex-presidente do Ipea. Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

Política, Ciência e Tecnologia (12/04)

Debatedores: Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; Ciro Gomes, ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República; e Alessandro Molon, deputado federal do Rio de Janeiro.  (PSB-RJ). Mediação: Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ.

 

  • Publicado em - 06/07/2020