/Fundador da COPPE recebe o prêmio Medalha do Conhecimento
O fundador da COPPE/UFRJ, Alberto Luiz Coimbra, acaba de ser agraciado com o prêmio Medalha do Conhecimento 2008, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O prêmio é um reconhecimento àqueles que se destacaram e contribuíram para a inovação tecnológica no País. E chega em um momento especial para a COPPE que em 2008 comemora 45 anos de existência. Coimbra foi agraciado na categoria pesquisadores/gestores públicos ao lado do engenheiro Silvio Meira e do médico Adib Jatene. A entrega do prêmio foi no dia 30 de setembro, no salão de eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Um homem à frente do seu tempo, Alberto Luiz Coimbra ajudou a criar a pós-graduação no Brasil. Ao fundar a COPPE, instituiu a ciência da engenharia no País e revolucionou o ensino na área, capacitando profissionais para produzir conhecimento e não apenas replicá-lo. Apoiada nos três pilares que desde sempre a norteiam - a excelência acadêmica, a dedicação exclusiva de professores e alunos e a aproximação com a sociedade, a COPPE serviu de modelo para diversas instituições de ensino no País. Aliando ensino e pesquisa, Coimbra criou um modelo de sucesso praticamente desconhecido à época no Brasil.
Carioca, nascido em Botafogo em 1923, Coimbra foi um dos primeiros engenheiros brasileiros a sair do País para cursar pós-graduação. Em 1949 tornou-se Mestre em Engenharia Química pela Universidade de Vanderbilt, nos EUA. Além da COPPE, tem entre suas grandes paixões o Botafogo e a escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Atualmente vive em Teresópolis com sua esposa Marlene e, apesar de aposentado, ainda passa horas estudando matemática.
- Publicado em - 28/08/2008