Lista de Notícias

/Maglev-Cobra comemora cinco anos de atividades

O Maglev-Cobra – trem de Levitação Magnética da Coppe/UFRJ – completa cinco anos de atividades na próxima terça-feira, dia 1º de outubro. Compacto, leve, e não poluente, o veículo que flutua silenciosamente já transportou cerca de 18 mil pessoas em uma linha experimental que liga os Centros de Tecnologia 1 e 2, na Cidade Universitária, sempre às terças-feiras. Para celebrar a data, a equipe do projeto promoverá um evento, a partir das 11 horas, na estação no Centro de Tecnologia 1. 

 

Como parte da programação, será lançado o livro "MagLev-Cobra: uma breve retrospectiva", de autoria do professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe e coordenador do projeto. Durante a solenidade, haverá apresentação de um grupo da Escola de Música da UFRJ e será prestada uma homenagem ao passageiro que mais viajou no Maglev durante esta meia década. Todos estão convidados para a cerimônia !

 

Desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, o veículo, que já despertou interesse de um grupo de investidores chineses, fez sua primeira viagem de teste com passageiros no dia 1 de outubro de 2014, quando transportou cerca de 60 pesquisadores de vários países. A visita fez parte da programação da 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014, realizada durante três dias no Rio de Janeiro que, coordenado pelo professor da Coppe, reuniu os maiores especialistas em levitação magnética do mundo. 

 

Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. Não por acaso, o Maglev-Cobra atraiu pesquisadores da universidade Southwest Jiaotong University (Swjtu), sediada em Chengdu, na China, conhecida como o berço dos engenheiros ferroviários e da educação moderna em transportes, engenharia civil e mineração e metalurgia naquele país.  Em 2017, Coppe e Swjtu firmaram parceria acadêmica para o desenvolvimento de novas tecnologias.

 

O projeto da Coppe iniciou a fase de testes operacionais já no nível 7 de uma escala de evolução tecnológica utilizada pela Nasa, que vai até 9. Ao atingir a etapa seguinte, o projeto estará pronto para a industrialização, após ser certificado por uma instituição técnica, que avaliará o desempenho do veículo de levitação em quesitos como estabilidade, propulsão, velocidade, aceleração e frenagem.

 

Vantagens do veículo

 

O Maglev-Cobra tem uma série de vantagens se comparado a outros meios de transporte. A principal delas é o baixo custo de implantação por quilômetro, que é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação do metrô na mesma extensão. A operação silenciosa e a não emissão de poluentes são outras vantagens do trem de levitação, que é movido à energia elétrica da rede convencional. O projeto de implantação de linha experimental incluiu também a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica capazes de gerar energia suficiente para alimentar o veículo.

 

Esta versão do veículo é composta por quatro módulos de 1,5 metros de comprimento cada e pode transportar até 20 passageiros por viagem. Mas é possível conectar novos módulos e aumentar a capacidade caso haja necessidade. Como se trata de uma linha experimental para demonstrar a tecnologia de levitação, o trem circula a uma velocidade de 10 km/hora, mas pode atingir até 100 km/hora ou mais, com segurança, em percursos mais longos.

 

 

Confira a Programação do evento:

 

11h00 – Lançamento do Livro "MagLev-Cobra: uma breve retrospectiva"

11h30 – Apresentação de um grupo da Escola de Música da UFRJ

12h30 – Homenagem ao passageiro mais frequente

14h00 – Confraternização - bolo de aniversário

15h00 – Encerramento

 

Saiba como foi a primeira viagem: Coppe inicia testes do Maglev-Cobra

 

Veja como foi a primeira viagem aberta ao público geral: Maglev-Cobra inicia viagens abertas ao público

 

 

  • Publicado em - 25/09/2019