/Índia inova ao conveter frota de ônibus com hidrogênio enriquecido com gás natural a 18%
No segundo dia da 22ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018), o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Indian Oil Corporation, S.S.V. Ramakumar, apresentou durante sua palestra um processo inovador para converter toda a frota de ônibus de Nova Délhi com misturas de hidrogênio enriquecido com gás natural (HCNG) a 18%. Maior empresa comercial do país, a Indian Oil desenvolveu o processo com a Tata Motors.
— Este processo revelou um significativo potencial de redução de emissões de CO2 em até 26%, assim como o consumo de combustível. Estamos na etapa de reforma do HCNG. A economia de combustível cresce de 3% a 4%, comparado ao gás natural comprimido — explicou Ramakumar, que tem 30 anos de experiência como pesquisador no setor de energia.
A Indian Oil já instalou a primeira estação de distribuição de combustível de hidrogênio-HCNG da Índia em seu centro em Faridabad. Depois será a fase de conversão da frota, inicialmente em Nova Délhi, e posteriormente estendido para outra cidade.
Segundo país mais populoso do mundo, com 1,27 bilhão de pessoas, a Índia estima este ano crescimento de 7,3% do PIB. Sua demanda de energia também cresce. O país investirá U$ 2,5 trilhões para reduzir de 33 a 35 por cento de emissões de CO2 nos próximos 15 anos.
Para isso, até os tuk-tuks, os tradicionais veículos de três rodas, estão na rota do hidrogênio. A Indian Oil e o Centro Internacional para Tecnologias de Energia do Hidrogênio, da Organização de Desenvolvimento Industrial da ONU, já testaram o hidrogênio como combustível para riquixás motorizados.
— Nós estamos interessados no abastecimento de tuk-tuks com hidrogênio e foi fantástico porque estes veículos, que existem em larga quantidade no país, são grandes poluidores nas cidades indianas — explicou Ramakumar.
Confira nos links abaixo a cobertura das outras palestras proferidas hoje, durante o evento presidido pelo professor da Coppe, Paulo Emílio de Miranda:
Pesquisa revela real diferença de preço entre diesel e Hidrogênio
Estudo aponta a forma de armazenamento de Hidrogênio mais eficiente
Centro de Engenharia dos EUA investe em modelos mais leves de armazenamento de Hidrogênio
Saiba como foi o primeiro dia:
Primeira palestra da WHEC traça o panorama da energia renovável no Brasil
Paralelamente ao evento, está sendo realizada a Feira Tecnológica, com estandes de expositores e patrocinadores, em que os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das tecnologias discutidas durante o congresso de forma prática.
Confira a programação dos próximos dias
• Quarta-feira, 20/06
9h – “Política e atividades atuais do Japão em relação à sociedade baseada no hidrogênio”, Eiji Ohira (New Energy and Technology Development Organization, Japão)
9h20 – “Transformando pilhas a combustível e hidrogênio em uma realidade quotidiana: o programa europeu FCH JU”, Bart Biebuyck (Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking, Bélgica)
9h35 – “Departamento de Energia dos EUA, Hidrogênio e Tecnologia de Pilha a Combustível”, Sunita Satyapal (Department of Energy (DOE), United States of America)
9h55 – “O que há de mais recente em desenvolvimento de energia de hidrogênio na China“, Wen Ling (Nicenergy, China)
10h15 – “Roteiros para hidrogênio e pilhas a combustível: longo e sinuoso ou existem atalhos?”, David Hart (E4tech, Suíça)
10h30 – Coffee break
11h - “O Conselho do Hidrogênio”, Guillaume De Smedt (Air Liquide / Conselho do Hidrogênio, França)
11h15 – “Energia Elétrica para Hidrogênio”, Paul Lucchese (International Energy Agency (IEA))
11h30 – Mesa redonda: Conselho do Hidrogênio e Agência Internacional de Energia, IEA-Hidrogênio - “O Papel do Hidrogênio nas Políticas Energéticas”
• Quinta-feira, 21/06
9h – “A próxima fase do Programa Nacional de Inovação para Tecnologias de Hidrogênio e Pilhas a Combustível na Alemanha”, Klaus Bonhoff (National Organization Hydrogen and Fuel Cell Technology (NOW, Alemanha)
9h20 – “Produção de Hidrogênio por Eletrólise”, Darryl Wilson (Hydrogenics Corporation, Canadá)
9h35 – “Hidrogênio: o principal protagonista entre as energias renováveis e o desenvolvimento sustentável. Projetos em andamento da HYCHICO”, Ricardo Ariel Pérez (Hychico S.A., Argentina)
9h55 – “O hidrogênio será chave em qualquer estratégia para sistemas de energias renováveis”, Detlef Stolten (Centro de Pesquisas de Jülich, Alemanha)
10h15 – “Sociedade do Hidrogênio“, Edson Orikassa (Toyota, Brasil)
• Sexta-feira, 22/06
- Dia de visitas técnicas para participantes credenciados no evento
- Publicado em - 19/06/2018