Lista de Notícias

/Professores da COPPE estão entre os agraciados com o Nobel da Paz

O Nobel da Paz, concedido ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, premiou o trabalho de centenas de cientistas de vários países que há mais de uma década vêm se dedicando a estudos sobre as mudanças do clima e o aquecimento global. Entre os 60 pesquisadores brasileiros que contribuíram com o IPCC desde a elaboração do primeiro relatório, publicado em 1990, até o quarto, divulgado este ano, estão os professores da COPPE Emílio La Rovere, Suzana Kahn Ribeiro e Roberto Schaeffer, autores do IV Relatório, e Luiz Pinguelli Rosa, Maurício Tolmasquim, Marco Aurélio dos Santos, Maria Sylvia Muylaert, que participaram como autores ou revisores de relatórios anteriores. Até o momento, a COPPE / UFRJ e a USP são as instituições brasileiras com o maior número de pesquisadores a colaborarem com o IPCC.

Os cientistas brasileiros têm também atuado em âmbito nacional, alertando a sociedade para o problema do aquecimento global e suas conseqüências, sugerindo medidas para redução das emissões de gases e assessorando o próprio governo na elaboração de documentos que são apresentados nas reuniões das partes, das quais participam representantes de vários países. Um exemplo dessa contribuição foi a contabilização das emissões de gases na atmosfera feitas nos últimos 100 anos pelos países industrializados. O levantamento, feito com a colaboração de cientistas brasileiros, entre eles professores da COPPE, revelou que 85% do efeito acumulado de aquecimento do Planeta pela emissão de CO2 eram provenientes de países desenvolvidos. Os cálculos mostraram que, até então, os países em desenvolvimento, ou seja, 4/5 da população mundial, respondiam por apenas 15% das emissões. Durante a Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto, realizada em 1997, o Brasil foi o único país em desenvolvimento a contribuir para a elaboração do documento que propôs uma distribuição de responsabilidades entre os países do Anexo I.


Também merece destaque a atuação dos cientistas brasileiros que foram autores do IV relatório do IPCC divulgado este ano, entre eles os três professores da COPPE. O Relatório confirmou o aumento na temperatura do Planeta e alertou para a necessidade de redução substancial das emissões de gases do efeito estufa até 2050 para evitar que o aquecimento da superfície terrestre passe dos 2 graus Celsius, comparado à era pré-industrial. Os professores da COPPE que foram autores do capítulo 3 do Relatório, no qual são apontadas as medidas que devem ser adotadas para redução das emissões, ressaltaram que o adiamento dessas medidas poderá comprometer cada vez mais as possibilidades de se atingir metas de estabilização da temperatura global do planeta.

Os pesquisadores brasileiros também têm dado sua contribuição através do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que desde 2004 tem como Secretário Geral o professor Luiz Pinguelli Rosa. O Fórum, que tem entre seus membros ministros, empresários, pesquisadores, membros de organizações não – governamentais, elaborou um documento que foi entregue em maio deste ano ao presidente Lula e à Ministra Marina Silva, contendo propostas e sugestões para um plano de ação para enfrentamento das mudanças climáticas. Acesse o documento na íntegra através do link abaixo.

Proposta do Fórum Brasileiro de Mudança Climáticas para o Plano de Ação Nacional de Enfretamento das Mudanças Climáticas

Suzana Kahn Ribeiro


Professora do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, é autora de relatórios do IPCC desde 1999. Foi uma das coordenadoras do capítulo dedicado aos transportes no 4º Relatório de Avaliação do Grupo de Trabalho III do IPCC, publicado em maio deste ano, na Tailândia.

 

 

 

 



Emílio La Rovere


Professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE é autor de relatórios do IPCC desde 1992. Foi um dos autores do capítulo dedicado à mitigação das mudanças do clima elaborado pelo Grupo III para o 4º Relatório do IPCC publicado este ano.

Roberto Schaeffer


Professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE é autor de relatórios do IPCC desde 2004. Foi um dos autores do capítulo dedicado ao Desenvolvimento Sustentável, pelo Grupo III para o 4º Relatório do IPCC publicado este ano.

 

 

 

 



Luiz Pinguelli Rosa


Diretor da COPPE, é autor de relatórios do IPCC desde 1998. Foi autor do III Relatório do IPCC, publicado em 2001, do Guia para Elaboração dos Inventários de Emissões do IPCC, na parte que trata das emissões de hidrelétricas, publicado em 2006, e revisor do IV Relatório publicado este ano na Tailândia.

Marco Aurélio dos Santos


Professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE, foi revisor do Volume 4 do Guia para Elaboração dos Inventários de Emissões do IPCC, publicado em 2006, na parte que trata das emissões de hidrelétricas, até então não levadas em conta pelo Painel.

 

 

 

 

 

 



Maria Sylvia Muylaert



Professora colaboradora do Programa de Planejamento Energético da COPPE, foi revisora do texto elaborado pelo Grupo III, no 3º Relatório do IPCC, sobre o tema Mitigação das Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável.

Maurício Tolmasquim


Professor licenciado do Programa de Planejamento Energético da COPPE e Presidente da EPE, foi autor do Grupo III, no 3º Relatório do IPCC, sobre o tema Barreiras, Oportunidades e Potencial de Novas Tecnologias e Práticas que contribuam para a mitigação das emissões dos gases de efeito estufa.

  • Publicado em - 30/10/2007