Lista de Notícias

/Projeto da Coppe é contemplado em edital da Faperj para Inteligência Artificial

O Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio): Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, iniciativa liderada pela Coppe/UFRJ foi um dos projetos contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do edital Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial. O coordenador do projeto será o professor Álvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil (PEC).


A Faperj concederá R$10 milhões, entre auxílios e bolsas de pesquisa, a projetos em três redes temáticas: Energias Renováveis, Impacto Agroambiental e Mudanças Climáticas (UFRJ); Imageamento, Cidades Inteligentes e Gestão Pública de Saúde (IMPA, Uerj e IME); Energia e Educação Virtual (PUC-Rio e IFF). O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, 8 de abril.


O Hub.Rio tem como proposta reunir e alavancar ativos do estado para ofertar soluções tecnológicas contemporâneas ancoradas em Inteligência Artificial. O objetivo é reunir comunidade científica, técnica e empresarial do Rio de Janeiro para enfrentar desafios tecnológicos que envolvam transformação digital e inteligência artificial em várias áreas como: saúde; energias renováveis e mudanças climáticas; óleo e gás; indústria 4.0; educação; agronegócio; cidades inteligentes; segurança pública e cibernética; administração pública; comércio eletrônico, comunicações, turismo, jogos, e entretenimento, entre outras.


De acordo com a Fundação, o edital busca articular grupos de pesquisa e empresas, em rede, com o intuito de avançar no nível de maturidade tecnológica de projetos de pesquisa aplicada centrados em Inteligência Artificial, possibilitando a introdução de soluções e tecnologias inovadoras no mercado capazes de atender as demandas sociais e econômicas do estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o Hub.Rio no Planeta Coppe Notícias.

  • Publicado em - 09/04/2021