/Opinião
Moção conjunta Coppe/UFRJ
O Conselho Deliberativo e a Diretoria da COPPE/UFRJ manifestam a sua mais veemente discordância com os termos de Medida Provisória nº 1.112, de 31/03/2022, ora em discussão no Congresso Nacional. Esta MP estabelece o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País - Renovar cujo financiamento deverá ser feito mediante redirecionamento ilimitado dos recursos oriundos das empresas contratadas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Tais recursos decorrem das obrigações constantes nos respectivos contratos e se destinam ao fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica, como atividades realizadas nessas empresas ou em colaboração com as Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo – ANP.
Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ e Diretoria da Coppe/UFRJ
Nota de pesar – Luiz Pinguelli Rosa
É com imenso pesar e muita tristeza que venho cumprir a dolorosa e difícil missão de comunicar ao Corpo Social da Coppe/UFRJ o falecimento do nosso querido professor e ex-diretor Luiz Pinguelli Rosa, na madrugada de hoje, 03 de março.
Romildo Toledo - Diretor da Coppe/UFRJ
Coppe lamenta falecimento de Armando Clemente
É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do professor Armando Augusto Clemente na madrugada de hoje, 7 de fevereiro, vítima de infarto. Armando foi professor da Coppe/UFRJ por mais de 40 anos, tendo sido sempre muito atuante no Programa de Engenharia de Produção (PEP), onde criou a Engenharia do Produto e Gerência da Produção (atualmente área de Gestão e Inovação), tendo sido fundamental para a difusão da Engenharia de Produção em diferentes Universidades do nosso país. Atualmente era gerente da Incubadora de Empresas da Coppe.
Romildo Toledo - Diretor da Coppe/UFRJ
Coppe pleiteia ao Congresso a reversão do corte de 600 milhões de reais no orçamento do MCTI
A Coppe/UFRJ apela ao Congresso Nacional para que reverta a decisão da Comissão Mista do Orçamento que, atendendo a pedido do Ministério da Economia, modificou o PLN 16 remanejando mais de 600 milhões de reais que seriam destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Diretoria da Coppe/UFRJ
Coppe manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Antônio Raupp
A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, na madrugada deste sábado, 24 de julho. Vítima de câncer, o ex-ministro deixa como legado seu exemplo de luta e determinação pela Ciência, Tecnologia e Inovação, em prol da construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira.
Romildo Toledo
Diretor da Coppe/UFRJ
Coppe repudia cortes no orçamento para ciência e tecnologia e redução da cota de isenção fiscal na importação de insumos científicos
A Coppe/UFRJ adverte a sociedade brasileira para as recentes decisões e medidas do governo federal que resultarão no enfraquecimento e, no limite, na eliminação das condições objetivas de funcionamento de instituições do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O orçamento previsto para 2021 prevê um corte de 34% nos recursos destinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Se a lei orçamentária for sancionada, o MCTI terá menos de um terço do orçamento que dispunha há dez anos.
Profs. Roberto Bartholo e Romildo Toledo
Presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Coppe/UFRJ