/Opinião

Coppe lamenta a morte do ex-reitor Carlos Lessa

A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-reitor da UFRJ, professor Carlos Lessa, nesta sexta-feira, 5 de junho. A perda de Carlos Lessa empobrece intelectualmente o país e, em particular, a cidade que amava. A Coppe presta suas condolências à família e aos amigos do inestimável professor.

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ, através do seu presidente, e a Direção da Coppe/UFRJ, através do seu diretor, expressam a sua indignação e solidariedade à família do Prof. Dr. Ndiyae e, em particular, à sua filha adolescente Fatou, em face às repugnantes e inaceitáveis manifestações de racismo de que esta foi vítima através das redes sociais, por parte de alguns colegas da escola onde estuda. Que atos como esse não sejam apenas repudiados, com indignação. Que aqueles que os tenham praticado recebam, com rigor, a punição prevista em lei.

Profs. Roberto Bartholo e Romildo Toledo

Presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Coppe/UFRJ

Coronavírus e saneamento

Passamos a sentir embaraço com a recomendação de que todos lavem as mãos, sabendo que 35 milhões não têm acesso a água potável e 100 milhões, à coleta de esgoto. O setor de saneamento, que nunca foi muito popular entre os maus políticos porque “obra enterrada não dá voto”, passou a ser de interesse de todos. Trata-se de uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, felizmente coincidente com a discussão em curso no Senado sobre projeto de lei que muda o Marco Legal do Saneamento para torná-lo mais amigável à iniciativa privada.

Jerson Kelman - Professor da Coppe/UFRJ

Professor da Coppe/UFRJ

Será que é tudo isso em vão?

A ideia de que podemos sair melhores deste período da pandemia do COVID-19 pode ser um alento atualmente. Apesar das notícias aterradoras que nos chegam diariamente e da inquietude de não saber como e quando terminará esta fase, podemos vislumbrar bons resultados no final, seja lá quando for.

Suzana Kahn

Vice-diretora da Coppe/UFRJ

Comunicado Coppe/UFRJ - Coronavírus

Acatando a determinação da Reitoria da UFRJ e atenta às diretrizes do Ministério da Saúde, a diretoria da Coppe/UFRJ está adotando medidas e recomendações para zelar pela saúde e bem-estar do seu corpo social formado por alunos, professores, funcionários e colaboradores, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

O Retrocesso na Energia com o Plano de Ação Brasil - EUA

Em maio de 2019, o presidente Bolsonaro encontrou-se com o presidente Trump, nos Estados Unidos (EUA), e acertaram o 1º Fórum de Energia Brasil-Estados Unidos, o qual ocorreu este ano, dia 3 de fevereiro, e cujo objetivo foi discutir as prioridades geopolíticas norte-americanas no Brasil no setor de energia.o jornal Valor Econômico de 4/2/2020 relata que “depois dos resultados abaixo do esperado no leilão do excedente da cessão onerosa e no 6º leilão do Pré-sal, […] o governo dos Estados Unidos vai oferecer ajuda ao governo Bolsonaro para aperfeiçoar a modelagem dos leilões”. Trata-se claramente de um conflito de interesse: um país interessado em participar dos leilões vai modelá-los para o Brasil