/Coppe repudia operações policiais na UFMG e UFSC

Edson Watanabe
Diretor da Coppe/UFRJ

A Coppe/UFRJ manifesta seu repúdio às recentes operações policiais realizadas no ambiente universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo uso de desnecessárias conduções coercitivas e outros expedientes não condizentes com uma sociedade democrática e republicana.

 

As universidades, com o apoio de suas fundações, são responsáveis pela maior parte da produção de conhecimento científico e inovação do País. Essa produção transcorre em um ambiente aberto, transparente e que privilegia o livre pensamento. Esse ambiente  contrasta e se deteriora com o medo e a tensão que vêm junto com essas operações, o que recentemente levou ao suicídio o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Defendemos a sensatez e o diálogo democrático em oposição à presunção de culpa, um instrumento sempre presente nessas operações policiais.

Resumo Descrição: 
A Coppe/UFRJ manifesta seu repúdio às recentes operações policiais realizadas no ambiente universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo uso de desnecessárias conduções coercitivas e outros expedientes não condizentes com uma sociedade democrática e republicana