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/Lobo Carneiro: um brasileiro

No dia 15 de novembro de 2001, a COPPE e a engenharia brasileira disseram adeus a um de seus mais ilustres representantes. Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro nasceu no Rio de Janeiro, em 1913. A trajetória deste engenheiro civil, formado em 1934 pela Escola Politécnica da Universidade do Brasil - atual Escola de Engenharia da UFRJ - confunde-se, em determinados períodos, com a história do Brasil. Não de forma aleatória. Lobo Carneiro, como era chamado pelos alunos e amigos, teve um papel fundamental na decisão tomada pelo governo brasileiro de assumir a exploração de petróleo em território nacional.

 

De 1947 a 1953, o engenheiro participou intensamente da campanha do Petróleo, onde atuou de forma decisiva para defender seu ponto de vista técnico e seus ideais nacionalistas. Lobo Carneiro, que foi dirigente do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional, não poupou esforços para defender suas convicções em relação a esse tema. Aceitou, inclusive, candidatar-se como suplente a deputado federal do Partido Republicano Trabalhista. O objetivo era substituir o então deputado do PCB, Roberto Morena, no momento em que a discussão da lei do petróleo e sua votação entrassem em pauta no Congresso.

 

O engenheiro teve um papel estratégico na articulação para a aprovação da lei do petróleo. Sua ativa militância conseguiu convencer intelectuais e parlamentares de diferentes partidos, unindo-os em torno de um mesmo ideal. A excepcional e reconhecida capacitação técnica de Lobo Carneiro, aliada a eloquência que caracteriza os idealistas, tornaram seus argumentos implacáveis, fazendo deste engenheiro, como deputado em exercício, um dos responsáveis pela elaboração e aprovação da lei do petróleo que garantiu a criação da Petrobras, em 1954. Quando a lei foi finalmente aprovada, o engenheiro voltou à universidade e ao laboratório e Morena reassumiu seu posto no Congresso. Foi durante esta campanha que o engenheiro conheceu a companheira que, a partir de então, esteve a seu lado durante toda a vida, a jornalista Zenaide Carneiro, com quem foi casado durante 51 anos e teve quatro filhos. Estes lhe deram nove netos e quatro bisnetos.

 

Trajetória na COPPE

 

Professor Lobo Carneiro chegou à COPPE, em 1967, a convite dos professores Luiz Alberto Coimbra e Luiz Bevilacqua. Ativou o Programa de Engenharia Civil, o qual coordenou de 1968 - data de sua fundação - até 1982. Segundo Lobo Carneiro, sua principal missão na instituição foi a de organizar os cursos de mestrado e doutorado em engenharia civil, até então inexistentes no Brasil. O engenheiro orientou 29 dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Foi coordenador do primeiro convênio de cooperação técnico-científico entre a COPPE e a Petrobras, um marco que desdobrou-se em uma parceria permanente, que já trouxe inúmeros benefícios ao país. Desde então, a COPPE tornou-se a principal parceira da Petrobras no desenvolvimento de tecnologias que viabilizaram a exploração de petróleo no mar e que já geraram uma economia de milhões de dólares em divisas ao país.

 

Lobo Carneiro foi responsável também pela implantação do Laboratório de Estruturas da COPPE, considerado um dos mais modernos do mundo. Amado pelos atuais e ex-alunos, nunca deixou de lecionar. Mesmo depois de aposentado, continuou ministrando suas aulas uma vez por semana no Programa de Engenharia Civil da COPPE. Era comum encontrar Lobo Carneiro e sua esposa, que sempre o acompanhava, caminhando pelo corredor do CT, no intervalo das aulas. Sua simplicidade tornava o privilégio de tê-lo constantemente por perto num fato corriqueiro.

 

Mas o início da carreira de Lobo Carneiro foi no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), onde permaneceu durante 33 anos, entre 1935 e 68. Lá, dedicou-se aos estudos em tecnologia de concreto e criou um novo método para determinar a resistência à tração deste material, hoje conhecido como Brazilian Test. Este trabalho foi adotado oficialmente pela American Society for Testing Materials (ASTM), pela Reasearch Laboratories for Materials and Structures (RILEM), tornando-se o método internacional adotado pela ISO.

 

Premiado

 

Em 1984, Lobo Carneiro recebeu o Prêmio Interamericano de Ciência Bernardo Houssay, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo ensaio Galileu, Founder of the Science of the Strength of Materials. O ensaio, que resgatou a contribuição de Galileu nos estudos de resistência de materiais, até então desconhecida pela comunidade científica, obteve repercussão internacional. Entre os 39 candidatos de 12 países, o trabalho do professor foi escolhido por unanimidade pelo júri. Lobo Carneiro realizou este ensaio, de 1964 a 1965, durante um estágio técnico realizado na França. O engenheiro considerava este prêmio o maior reconhecimento por ele obtido durante toda sua carreira. "Este foi o prêmio que mais me emocionou", confessou em entrevista ao Planeta COPPE.

 

Lobo Carneiro concluiu seu primeiro estágio no escritório técnico Emílio Baumgart. Um período que guardava na lembrança com muito carinho. "Este estágio direcionou minha trajetória profissional.", afirmou. O engenheiro Baumgart foi um dos principais projetistas de concreto armado do mundo, tendo sido responsável pela construção do primeiro arranha-céu com este tipo de estrutura em todo. Baumgart projetou também a primeira ponte, com o maior vão em viga reta de concreto armado, usando a técnica de balanços sucessivos.

 

Apaixonado

 

Para Lobo Carneiro, tudo o que fez e conquistou não teria o mesmo brilho sem a companhia da esposa Zenaide Carneiro. Formada em Língua e Literatura Francesa, Zenaide conheceu Lobo Carneiro quando cobria a campanha do petróleo é nosso para a agência de notícias Interpress,onde atuava como jornalista. Ela sempre foi presença constante na vida do professor. "Não faço nada sem antes consultá-la.", confessou. E nem precisava falar. O casal era inseparável, seja nas viagens, eventos sociais e até mesmo nas aulas que o professor ministrava na COPPE.

 

Moradores da Barra há mais de 15 anos, o rápido crescimento do bairro não incomodava o casal. Mesmo tendo que presenciar do apartamento, diariamente, o crescente tráfego de helicópteros que aterrisam na pista de golfe do condomínio em frente.. "Para ser perfeita, a Barra só precisa de um salão de concertos", afirmaram. Amante de música clássica, especialmente música de câmara, Beethoven, Mozart, Bach, Bhrams e Chopin eram os compositores preferidos do engenheiro. Na MPB só reservava espaço para Noel Rosa. Apaixonado por viagens, Lobo Carneiro fez mais de 25 viagens internacionais. Veneza era sua cidade preferida, mas também tinha um fraco por Viena e Paris. "Veneza é um espetáculo. Não me decepcionou. A Praça de São Marcos era exatamente o que eu imaginava antes de conhecê-la."

  • Publicado em - 19/11/2001