/Rendimento e Avaliação
O aproveitamento em cada disciplina é avaliado por meio de provas, exames, seminários e trabalhos, mediante os conceitos A (excelente), B (bom), C (regular) e D (deficiente), correspondentes respectivamente às notas três, dois, um e zero. São considerados aprovados na disciplina os alunos que lograrem A, B ou C como conceito final.
O aproveitamento global de um aluno é medido pelo coeficiente de rendimento acumulado (CRA), calculado pela média ponderada das notas equivalentes aos conceitos, tendo por pesos o número de horas-aula das respectivas disciplinas.
Conforme a Regulamentação dos Cursos de Pós-Graduação da Coppe/UFRJ vigente, o CRA de um aluno inscrito no mestrado deve ser, ao término desta fase, igual ou superior a 2,0 (dois). Contudo, é importante certificar-se das regras adicionais da própria regulamentação assim como de cada programa quanto ao aproveitamento acadêmico.