Banner

Coppe 60 anos

AGENDA COPPE 60 ANOS:

Celebrar conquistas
da COPPE
Expor internamente e à
sociedade as
competências da COPPE
Fazer uma reflexão sobre a
COPPE nos próximos 60 anos

Atividades previstas

SOBRE A COMEMORAÇÃO

A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – chega aos seus 60 anos na vanguarda da pesquisa em Engenharia, privilegiando os valores que sempre nos orientaram: qualidade e isenção científica; transparência; integridade; profissionalismo; respeito e justiça.

Este 2023 é um ano de comemorações, mas também e principalmente de muito trabalho, com uma agenda de debates que contempla os assuntos mais importantes não só da Engenharia, mas de toda a sociedade. A Agenda Coppe e Sociedade alinha-se às metas do desenvolvimento sustentável e reflete sobre os novos desafios de um mundo em transformação, numa abordagem transversal que caracteriza a atuação científica de nossa instituição.

Nossa Agenda trará à discussão os principais assuntos que dominam a pauta de debate da sociedade, como inteligência artificial, soluções de baixo carbono, as economias azul e verde, o papel da Engenharia no desenvolvimento social e no crescimento industrial do país e a Engenharia da Saúde. A Agenda também será fórum para debates acerca do futuro do ensino e do papel da própria Coppe, no passado e no futuro, na pesquisa científica.

Foto - SOBRE A COMEMORAÇÃO

LINHA DO TEMPO DA COPPE

1961
O professor Alberto Luiz Galvão Coimbra apresenta o documento “Oportunidade para instalação de um curso de pós-graduação de Engenharia Química no Brasil”, na Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual UFRJ).
1962
Professor Athos da Silveira Ramos cria o Instituto de Química na Universidade do Brasil.
1963
Alberto Luiz Coimbra abre, em março, no Instituto de Química da Universidade do Brasil, o curso de mestrado em Engenharia Química, embrião da futura COPPE.
1964
O aluno Nelson Trevisan defende a primeira dissertação de mestrado do curso de Engenharia Química que deu origem à COPPE. 

Assinado entre a COPPE e o então BNDE o primeiro contrato Funtec, principal fonte de sustento da pós-graduação nos anos seguintes.
1965
Criado o mestrado em Engenharia Mecânica. Os cursos de mestrado em Engenharia Química e em Engenharia Mecânica passam a ser chamados de programas e é criada a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE).
1966
A COPPE cria o Programa de Engenharia Elétrica.
1967
A COPPE adquire um computador IBM 1130 e cria seu Departamento de Cálculo Científico, embrião do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ.

Mudança da COPPE para a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

A COPPE cria os programas de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Naval (depois rebatizado de Engenharia Oceânica).

A COPPE cria, no Programa de Engenharia Civil, a área de Geotecnia, motivada pelo drama das enchentes que se repetiam desde 1966.
1968
Criação do Programa de Engenharia Nuclear na COPPE.
1970
Alcebíades Vasconcelos, da Engenharia Civil, defende a primeira tese de doutorado na COPPE.

Criação da Coppetec.

Criação do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE.
1971
COPPE é formalmente declarada órgão suplementar da UFRJ.

Criação do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE.
1973
O fundador e diretor Alberto Luiz Galvão Coimbra é afastado da COPPE.

O professor Sydney Martins Gomes dos Santos assume a diretoria da COPPE até 1975.
1975
Criação, na Engenharia de Produção, da área de Projetos Industriais e Transportes, embrião do atual Programa de Engenharia de Transportes da COPPE.
1976
O professor Sérgio Neves Monteiro assume a diretoria da COPPE até 1978.
1977
Assinado o grande convênio entre Petrobras e COPPE para desenvolvimento de tecnologia off-shore, que mais tarde levaria o Brasil à liderança mundial na produção de petróleo em águas profundas.
1979
Criação, no Programa de Engenharia Nuclear, da Área Interdisciplinar de Energia, embrião do atual Programa de Planejamento Energético e Ambiental da COPPE.

O professor Paulo Alcântara Gomes assume a diretoria da COPPE até 1981.
1980
O fundador da COPPE, Alberto Luiz Galvão Coimbra, recebe o Prêmio IBM na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
1981
O fundador da Coppe, Alberto Luiz Galvão Coimbra, recebe do Ministério da Educação o Prêmio Anísio Teixeira.
1982
O professor Sandoval Carneiro Júnior assume a diretoria da COPPE até 1985.
1983
Alberto Luiz Galvão Coimbra retorna à universidade e volta a trabalhar na COPPE.
1986
Eleito pela comunidade acadêmica, Luiz Pinguelli Rosa assume a direção da COPPE até 1989.
1987
COPPE cria robô submarino para realizar pesquisas e fazer reparos nas plataformas da Petrobras.
1989
Início de parceria da COPPE com o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern).
1990
O professor Nelson Maculan Filho assume a diretoria da COPPE até 1991.

COPPE inaugura  o  NCPU I,  o primeiro computador paralelo de alto desempenho  desenvolvido no Brasil. Cem vezes mais barato do que computadores similares produzidos nos Estados Unidos e no Japão, o  NCPU I foi construído por pesquisadores do Laboratório de Computação Paralela da COPPE.
1991
É criado, na COPPE, o Núcleo de Catálise (Nucat), centro de excelência que presta serviços relevantes à indústria química nacional e a centros de pesquisa.

O professor Luiz Bevilacqua assume a diretoria da COPPE até 1992.
1992
Criação, sob coordenação técnica da COPPE, da Rede Rio de Computadores, primeiro canal de acesso à internet exclusivo para instituições brasileiras de pesquisa.

O professor Antonio Fernando Catelli Infantosi assume a diretoria da COPPE, exercendo o mandato até o ano seguinte.
1994
COPPE cria sua Incubadora de Empresas.

Fórum COPPE leva ao Governo federal e ao Congresso Nacional documento com primeiro alerta sobre risco de falta de energia elétrica.

O professor Luiz Pinguelli Rosa assume pela segunda vez a diretoria da COPPE até 1997.
1995
Joseph Rotblat, físico britânico ganhador do Nobel da Paz, faz palestra na COPPE.

COPPE recebe supercomputador Cray.

COPPE passa a se chamar Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. Mantém-se a sigla COPPE.

COPPE cria sua Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP).
1996
Em sua primeira visita ao Brasil, o linguista e ativista americano Noam Chomsky profere conferência na COPPE sobre “O velho e o novo na ordem internacional”.

Após chuvas que devastaram o Rio de Janeiro, seminário na COPPE dá origem ao livro Tormentas cariocas e influencia criação do sistema de prevenção Alerta Rio.
1997
COPPE participa dos debates sobre a privatização da Vale, impedindo que empresa responsável pela modelagem da venda adquira a companhia.
1998
COPPE inaugura o  I-2000, maior complexo laboratorial da América Latina, com mais de 80 laboratórios.

O professor Segen Farid Estefen assume a diretoria da COPPE, exercendo o mandato até 2001.
1999
Sociólogo italiano Domenico de Masi fala na COPPE sobre “Gestão empresarial, trabalho e criatividade”.
2000
COPPE envia estudo ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, alertando sobre o risco de déficit de energia elétrica.
2001
COPPE e Geo-Rio desenvolvem modelo inédito de previsão do tempo para o Sistema Alerta Rio.
2002
O professor Luiz Pinguelli Rosa assume a diretoria da COPPE. O mandato foi interrompido, no mesmo ano, para ocupar a presidência da Eletrobras.

A mostra “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano” marcou o início das atividades do Espaço Coppe Miguel de Simoni.

O professor Luiz Fernando Loureiro Legey assume a diretoria da COPPE até o ano seguinte.
2003
COPPE inaugura, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), que tem, à época, o mais profundo tanque do mundo.

COPPE inaugura o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares, para desenvolver processos de produção e purificação de biofármacos e vacinas.

A professora Angela Maria Cohen Uller assume a diretoria da COPPE até 2007.
2004
COPPE e Escola Politécnica da UFRJ criam em parceria quatro novos cursos de  graduação:  Automação e Controle, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação e Informação e Engenharia de Petróleo.  
2005
COPPE Inaugura Centro de Caracterização de Superfícies.
2006
O aluno da COPPE Cláudio Patrício Ribeiro Júnior conquista o Grande Prêmio Capes de Tese César Lattes.  Nesta primeira edição da premiação, também foi contemplado o aluno Jorge Henrique Prodanoff, na área Engenharias I.
2007
Desenvolvido na COPPE, o Luma é o primeiro robô brasileiro a mergulhar nas águas da Antártida.

O IPCC da ONU, do qual participaram vários pesquisadores da COPPE, ganha o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho de avaliação das mudanças climáticas.

O professor Luiz Pinguelli Rosa assume a diretoria da COPPE até 2011, quando foi reeleito para mais uma gestão à frente da instituição até 2015.
2008
Iniciada a adição obrigatória de um percentual de biodiesel no diesel consumido no Brasil, após estudos de viabilidade feitos pela COPPE.

COPPE participa de construção e testes do Atlas, principal detector do acelerador de partículas do Cern que será usado para procurar o bóson de Higgs.

Dois alunos da COPPE conquistam o Prêmio Capes de Tese 2007: Fabrício Machado da Silva, na área Engenharias II, e Miguel Benedito Furtado Júnior, na área Engenharias IV.
2009
Inaugurado na COPPE, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC).

Brasil apresenta na COP-15, em Copenhague, metas voluntárias de redução de emissões de carbono. COPPE participou da elaboração das metas.

COPPE cria o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, em cooperação com a Universidade de Tsinghua.
2010
COPPE lança o H2, primeiro ônibus híbrido a hidrogênio com tecnologia 100% nacional.

Dois alunos da COPPE conquistam o Prêmio Capes de Tese 2009: Eduardo Rocha de Almeida Lima, na área Engenharias II, e Juliana Braga Rodrigues Loureiro, na área Engenharias III.
2011
COPPE envia à Presidência da República proposta de criação de centro de pesquisas sobre engenharia e clima, após tragédia na serra fluminense.

O aluno da COPPE Augusto Cesar Vieira Getirana conquista o Grande Prêmio Capes de Tese 2010. Na mesma edição, a aluna da COPPE Carolina Palma Naveira Cotta foi contemplada com o Prêmio Capes, na área Engenharias III.
 
O professor Luiz Pinguelli Rosa é reeleito e toma posse em sua quinta gestão à frente da diretoria da COPPE, cargo que exerceu até 2015.

Parceria entre a COPPE e a Escola Politécnica da UFRJ permite que  alunos  cursem disciplinas da pós-graduação, ainda na graduação, a fim de acelerar a conclusão do mestrado.
2012
COPPE expõe tecnologias e promove debates na Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Lança, no evento, o H2+2, segunda versão de seu ônibus híbrido a hidrogênio com tecnologia 100% nacional.

Descoberto, no Cern, o bóson de Higgs, por meio de esforço internacional de que a COPPE participa.

COPPE inaugura Planta-Piloto de Polímeros, a Engepol, única no país em escala nano.

Três alunos da COPPE conquistam o Prêmio Capes de Tese 2011: Tiago Roux de Oliveira, na área Engenharias IV, Joecila Santos da Silva, na área Engenharias I, e Aline Souza de Paula, na área Engenharias III.

O aluno da COPPE Wallace Alves Martins conquista o Prêmio Capes de Tese 2012, na área Engenharias IV.
2013
Inaugurado, na UFRJ, o Laboratório Bioetanol, parceria COPPE/Instituto de Química, para desenvolver o etanol de segunda geração.

Criação do Programa de Engenharia de Nanotecnologia, o 13º curso da COPPE.

Dois alunos da COPPE conquistam o Prêmio Capes de Tese 2013: Luciano Nóbrega Xavier, na área Engenharias I, e João Paulo Bassin, na área Engenharias II.

Lançamento do Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS), parceria entre o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) da COPPE/UFRJ e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), na sede do Itamaraty em Brasília. 
2014
Coppe inaugura 1º túnel de vento climático do Hemisfério Sul.

COPPE/UFRJ é credenciada como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na área de Engenharia Submarina para Exploração de Óleo e Gás.
2015
COPPE lança unidade Embrapii-COPPE e assina contrato com empresas. 

Três Alunos da COPPE conquistam o prêmio Capes 2015, como Menção Honrosa: Gustavo Medeiros Freitas, Jovani Luiz Favero e Monique Osorio Talarico da Conceição.

O professor Edson Watanabe assume a diretoria da Coppe, exercendo o mandato até 2019.
2016
Maglev-Cobra inicia viagens abertas ao público. 

COPPE e China University of Petroleum inauguram o Instituto China–Brasil de Tecnologia Submarina. 

COPPE inaugura o supercomputador Lobo Carneiro.
2017
COPPE lança a terceira versão do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio com tecnologia 100% nacional. 
2018
Morre o fundador da COPPE, Alberto Luiz Galvão Coimbra. 
2019
Sistemas desenvolvidos por pesquisadores da COPPE são adotados pelo Cern para os principais experimentos do colisor de partículas. 

Criação do Laboratório Urbano Vivo Soluções Construtivas Inteligentes (LCI) da COPPE. 

O professor Romildo Dias Toledo Filho assume a diretoria da Coppe exercendo o mandato até 2023.
2020
UFRJ suspende todas as atividades presenciais e não essenciais, por tempo indeterminado, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

Pesquisadores da COPPE desenvolvem estudos e tecnologias para o combate aos efeitos do Coronavírus. 

COPPE testa com sucesso ventilador de exceção para Covid-19 em pacientes.
2021
UFRJ submete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento, com os resultados das etapas pré-clínicas da UFRJvac, a vacina contra Covid-19, desenvolvida no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da COPPE, sob coordenação da professora Leda Castilho. 

Ariel, robô desenvolvido na COPPE, conquista o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. 

Conselho do Cern aprova a adesão do Brasil como membro associado. 

Lançada na COPPE a Rede Temática em Energias Renováveis, Hub.Rio. 

COPPE inaugura Centro Integrado de Manufatura Aditiva.
2022
Morre o professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da COPPE. 

COPPE inaugura Ilha de Policogeração Sustentável. 

Inauguração do COPPE I, o espaço colaborativo dedicado ao empreendedorismo e à inovação da COPPE.
2023
Workshop internacional MIT Reap in Rio reúne especialistas e atores do ecossistema de inovação.

A professora Suzana Kahn Ribeiro assume a diretoria da Coppe.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

Isso vai fechar em 0 segundos

Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

Isso vai fechar em 0 segundos

TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Isso vai fechar em 0 segundos