Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos

Sobre o projeto

Contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade e a construção de Tecnologias Sociais, o Instituto Alberto Luiz Coimbra apresenta o Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos que tem como objetivos contribuir para a superação do analfabetismo que acomete o público EJA; motivar os educandos a que deem continuidade em sua escolarização em instituições formais de ensino; enfatizar o acesso à educação como direito básico e contribuir para a formação didático-pedagógica crítica dos educandos da UFRJ que atuam como extensionistas.

Com foco principal na alfabetização, cada fase do Projeto dura um ano e abrange, além do processo básico de letramento, a capacidade de interpretação e fluência da leitura e a capacitação para a realização da prova do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que averigua o conhecimento, as habilidades e competências de jovens e adultos que não graduaram o Ensino Fundamental na idade prevista.

O Projeto Letramento tem como premissas a valorização de uma educação emancipatória, que promove autonomia e percebe os seus educandos como sujeitos ativos, protagonistas de suas histórias, e que a partir de uma formação crítico reflexiva, são capazes de transformar as realidades em que vivem. “Os homens humanizam-se, trabalhando juntos para fazer do mundo, sempre mais, a mediação de consciências que se coexistenciam em liberdade” (FREIRE, 2016).

Contato

Para mais informações acerca do projeto e do período de matrícula, consulte o instagram @projetoletramento.ou pelo telefone (21) 99916-7085 (Denise Cunha Dantas – Coordenação) ou email: letramento@adc.coppe.ufrj.br