Perguntas Frequentes:

Processo de seleção

Para o Mestrado: ter nível superior completo ou estar no final do curso da graduação. Para o doutorado: ter grau de mestre ou estar terminando o Mestrado. Para os cursos de Doutorado,  o(a) interessado(a) deve demonstrar capacidade de leitura e compreensão de texto nas línguas portuguesa e inglesa, conforme procedimento e critério definidos no edital. Os detalhes podem ser acessados no site da Coppe:

https://coppe.ufrj.br/ingressar/

Sim. Caso admitido(a), o(a) aluno(a) deverá apresentar o certificado de conclusão ou diploma da graduação em um prazo de até oito meses, a partir da data de admissão.

O(a) aluno(a) precisa demonstrar capacidade de leitura e compreensão de texto nas línguas portuguesa e inglesa, conforme procedimento e critério definidos no edital de cada programa. No Mestrado, em geral, é necessário domínio da escrita e compreensão de leitura. No  Doutorado, a proficiência deve ser completa: escrita, leitura e conversação.

Não, necessariamente. Os programas têm pré-requisitos diferentes. Os pré- requisitos de cada programa são divulgados no edital do processo de seleção.

Os programas de Mestrado e Doutorado da Coppe são abertos a todos(as) que possuam curso de nível superior em instituições brasileiras de ensino, desde que reconhecidas pelo MEC, e do exterior, desde que o diploma esteja validado.

A Coppe oferece 5 cursos de pós-graduação Latu Sensu (nível de especialização):  Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente,  Pós-graduação Energias Renováveis Pós-graduação Executiva em PetróleoCESERG – Curso de Especialização Superior em Ergonomia Pós-Graduação Lato Sensu Web Intelligence e Analítica de Dados

O(a) interessado(a) deve acessar o site da Coppe https://coppe.ufrj.br/pos-graduacao-lato-sensu/ para saber mais detalhes sobre o processo de seleção: período de inscrição, documentos, critérios de avaliação, número de vagas,  entre outras informações.

 

Sim. Em todos os processos seletivos de ingresso, a Coppe oferece vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PCD).

Em torno de 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Isto pode variar, dependendo do programa. É preciso consultar o edital do curso de interesse.

A Coppe oferece infraestrutura adequada para a interpretação em libras e para circulação nas áreas comuns.

A Diretoria de Pessoas da Coppe, em parceria com o GAM (Grupo de Apoio às Mulheres),  preparou uma pesquisa sobre parentalidade, para identificar as principais demandas dos alunos/as da instituição e como a Coppe poderá atender às necessidades apresentadas. Para participar, acesse o formulário:

http://forms.gle/2vNGLp2Qgnsnh4EH9

 

 

Sim, são gratuitos.  Além disso, os(as) alunos(as) selecionados(as) têm a oportunidade de receber bolsas de agência de fomento, como Capes, CNPq e Faperj. Há também a possibilidade de complementação de bolsas, a partir de projetos de pesquisa financiados por indústrias, em parceria com a Coppe.

As inscrições para todos os cursos stricto sensu (Mestrado e Doutorado) de pós-graduação da Coppe são gratuitas. Além dos cursos stricto sensu, a Coppe oferece cursos lato sensu (MBA), que são pagos (https://coppe.ufrj.br/pos-graduacao-lato-sensu)

Infraestrutura

Duração dos cursos e critérios de avaliação

Aluno(a) bolsista,  em tempo integral, tem 48 meses de bolsa. Assim, o tempo recomendado é de 48  meses e mais 12 meses de extensão.

Sim. O(a) aluno(a) poderá solicitar o trancamento da sua matrícula, desde que tenha a anuência do seu orientador e seja após o término do primeiro período letivo. O trancamento da matrícula não poderá estender-se por um período superior a seis meses no curso de Mestrado, e 12 meses no curso de Doutorado.

O desempenho em cada disciplina será avaliado pelo(a) professor(a) responsável por ministrá-la, através de exames ou trabalhos acadêmicos.

Os conceitos avaliativos são:

A – Excelente;

B – Bom;

C – Regular;

D – Deficiente.

 

O(a) aluno(a) com desempenho “A, B e C” é considerado aprovado(a), com desempenho “D” é considerado reprovado(a).

Sim, o(a) aluno(a) considerado(a) reprovado(a) em uma disciplina definida como obrigatória poderá cursá-la uma segunda vez, mas se o aluno(a) obtiver mais de um conceito “D” durante o curso, terá a matrícula cancelada.

Sim. O(a) aluno(a) do Mestrado ou Doutorado pode ter até 50% de aproveitamento da carga horária. Esse aproveitamento depende da origem do curso (interno ou externo à Coppe).

Diferenciação no mercado de trabalho

Nossos Programas de Engenharia Civil, Mecânica, Química e de Sistemas e Computação possuem nota máxima (7), na avaliação Capes, fazendo da Coppe a Instituição nacional de engenharia com mais notas máximas na agência de fomento do Ministério da Educação. Os Programas de Engenharia Biomédica, Elétrica, Metalúrgica e de Materiais, Nuclear, Transportes e o Programa de Planejamento Energético possuem conceito 6, que expressa excelência constatada em nível internacional. Os Programas de Engenharia Oceânica e de Produção são nota 5, o que equivale a “muito bom”, e o mais novo Programa da Coppe, o Programa de Engenharia da Nanotecnologia tem conceito 4, equivalente ao conceito “bom” na Capes.

A  Coppe ampliou seu processo de internacionalização, com um mergulho nos principais temas e dilemas do mundo globalizado. A Instituição tornou-se referência nacional e internacional no ensino e pesquisa de Engenharia. No cenário internacional, tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Isto possibilita que os(as) alunos(as) realizem intercâmbios em universidades de diversos países.

Caminhos de carreira

Os(as) alunos(as) da Coppe convivem em um ambiente onde se desenvolve um networking que facilita a sua colocação no mercado de trabalho. O(a) aluno(a) vai interagir com outros(as) alunos(as), professores(as) e profissionais de vários setores industriais, não só da Engenharia, além de desenvolver as competências valorizadas pelo mercado, favorecendo convites e indicações para trabalhos e empregos.

A COPPE possui diversos ex-alunos em funções de destaque em empresas nacionais e estrangeiras, órgãos de Governo e Terceiro Setor. Além disso, muitos estão em universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior.

Grande parte das disciplinas têm atividades de programação, desenvolvimento de projetos, discussão em grupos, apresentação e lista de exercícios. Essas atividades promovem a interação na sala de aula e estimulam o desenvolvimento dos(as) estudantes. O uso de plataformas como Ava@ufrj e Classroom do Google são largamente utilizadas, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico e moderno.

Páginas Relacionadas: