Assessoria Internacional

A Assessoria Internacional da COPPE atua na assistência à internacionalização dos programas de pós-graduação da COPPE, incluindo seu corpo discente e docente. Está empenhada em contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro através de parcerias acadêmicas internacionais com foco no desenvolvimento e aprimoramento de recursos humanos. Seu papel é intermediar iniciativas relacionadas à internacionalização da COPPE, respeitando as diretrizes da SGRI – Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ. Especificamente, a Assessoria Internacional orienta a propositura de acordos acadêmicos internacionais, acordos de cotutela, divulga oportunidades de parcerias e intercâmbio, oferece apoio a alunos estrangeiros e a visitas internacionais na Coppe.

Serviços para não Residentes

Vistos

Todas as informações referentes à emissão do visto são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal.

A autorização de residência para fins de estudo poderá ser concedida ao imigrante que pretenda frequentar curso regular no Brasil. O imigrante deverá solicitar o visto para fins de estudo junto ao Consulado ou Embaixada do Brasil em seu país de origem. Se o imigrante estiver no Brasil, a solicitação deverá ser feita na Polícia Federal, mediante agendamento prévio no site.

Cada Repartição Consular possui uma rotina própria de trabalho. Consulte o consulado brasileiro onde a sua solicitação será processada para maiores detalhes.

Os procedimentos/documentação solicitada poderão ser alterados. Sempre tente consultar os sites dos órgãos oficiais para se certificar de que nada foi alterado.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrônico de autorização de residência (Link)
  • Documento de viagem (passaporte) ou documento oficial de identidade
  • Caso não conste filiação (nome do pai e mãe) no documento de viagem válido, providenciar certidão de nascimento ou casamento
  • Certidões de antecedentes criminais ou documento equivalente de onde tenha residido nos últimos cinco anos.

  • Declaração de ausência de antecedentes criminais em qualquer país, nos últimos cinco anos, assinada pelo próprio solicitante. (Link)
  • Documento que comprove capacidade financeira para o período de estudos ou comprovação de que foi contemplado com bolsa de estudos
  • Documento que comprove a matrícula no curso pretendido
  • Comprovante de pagamento das duas taxas (Link). Atenção! Será necessário mostrar o boleto de pagamento também, além do comprovante de pagamento

    • Autorização de residência (R$ 168,13 - Código 140066)
    • Emissão de Carteira de Registro Nacional Migratório (R$ 204,77 - Código 140120)

  • Foto 3x4 recente, colorida, fundo branco, papel liso, de frente;
  • Declaração de que não está vinculado a pesquisa e/ou ensino e/ou extensão acadêmica (Link).

Referência: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao/autorizacao-residencia/autorizacao-de-residencia-para-fins-de-estudo

Documentos necessários:

    • Requerimento próprio, por meio de formulário eletrônico devidamente preenchido no site da PF (impresso e assinado pelo imigrante ou representante legal) (Link)

    • Carteira de Registro Nacional Migratório

    • Declaração de ausência de antecedentes criminais no último ano (Link)

    • Comprovação de aproveitamento escolar

    • Comprovação de meios de subsistência (Para mais informações verifique dúvidas frequentes)

    • Declaração de que não está vinculado a pesquisa e/ou ensino e/ou extensão acadêmica (Link)

    • Comprovante de pagamento da taxa de emissão de CRNM (R$ 204,77 - Código 140120) (Link). Atenção! Será necessário mostrar o boleto de pagamento também, além do comprovante de pagamento

    • Foto 3x4 recente, colorida, fundo branco, papel liso, de frente.

Cidadãos de países do acordo do MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) que desejem residir no Brasil poderão obter residência legal para residir no Brasil mediante comprovação de sua nacionalidade e apresentação dos requisitos. A solicitação deverá ser feita na Polícia Federal, mediante agendamento prévio, em até 90 dias após a entrada no Brasil.

Documentos necessários:

    • Formulário eletrônico preenchido e impresso (Link)

    • Documento de viagem (passaporte) ou documento oficial de identidade

    • Declaração de endereço eletrônico e demais meios de contato conforme modelo do site da Polícia Federal

    • Certidão negativa de antecedentes judiciais e/ou penais e/ou policiais no país de origem ou nos que houver residido o peticionante nos cinco anos anteriores à sua chegada ao país de recepção ou seu pedido ao consulado, segundo seja o caso

    • Declaração de ausência de antecedentes internacionais penais ou policiais (Link)

    • Comprovante de pagamento das taxas (Atenção! Será necessário mostrar o boleto de pagamento também, além do comprovante de pagamento)
        • Autorização de residência (R$ 168,13 - Código 140066)

        • Emissão de Carteira de Registro Nacional Migratório (R$ 204,77 - Código 140120)

    • Foto 3x4 recente, colorida, fundo branco, papel liso, de frente

Referência: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao/autorizacao-residencia/acordo-de-residencia-para-nacionais-dos-estados-partes-do-mercosul-bolivia-e-chile

Como obter um CPF

O atendimento para a inscrição no CPF para estrangeiros residentes fora do Brasil é efetuado junto à Embaixada ou Consulado brasileiro. O aluno estrangeiro deverá procurar a repartição consular responsável pelo local de sua jurisdição e agendar o serviço de solicitação de CPF por meio do sistema e-consular do posto do consulado ou embaixada escolhida.

Lista de repartições consulares: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/reparticoes-consulares-do-brasil

Sistema e-consular: https://econsular.itamaraty.gov.br/

Documentação:

  • FCPF preenchida e assinada
  • Documento de identificação (passaporte)
  • Certidão de nascimento ou de casamento

Neste caso, para se inscrever no CPF é necessário acessar o link abaixo, preencher o formulário e enviá-lo corretamente. O aluno deverá utilizar um endereço brasileiro no preenchimento do formulário.

Formulário de inscrição no CPF: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp

Com o formulário devidamente preenchido e enviado, o aluno deverá imprimir o protocolo gerado e se dirigir a uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Lista de unidades da receita federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco/presencial

Documento exigido: Documento de identificação. Exemplos:

    • Passaporte

    • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)

    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM)

Caso o aluno prefira, ele também poderá se dirigir à agência de Correios mais próxima, munido de um dos seguintes documentos:

    • Passaporte; ou

    • CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório); ou

    • Protocolo do RNE acompanhado da tela de consulta impressa do SINCRE (Sistema Nacional de Estrangeiros), em que constem os dados cadastrais.

O aluno precisará pagar a taxa de 7 reais para o preenchimento do formulário pelos Correios. Alternativamente, outros documentos que podem ser necessários são: uma cópia do visto, bem como um comprovante de residência no Brasil (por exemplo, uma conta de energia elétrica/água/internet no nome que conste o endereço onde o aluno reside).

Banco do Brasil

Para abrir uma conta-corrente, o aluno pode se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil com a documentação necessária. Estrangeiros podem abrir conta no Banco do Brasil desde que sejam residentes no país. Os documentos necessários para abertura de conta são:

    • Documento de identificação

    • CPF

    • Comprovante de renda (declaração de bolsa, comprovante de salário etc.)

    • Comprovante de residência (Conta de água, luz, gás, telefone, aluguel etc.*)

    • Carteira nacional de estrangeiro

    • Carta do programa de pós-graduação

* Se o aluno não tiver nenhuma conta em seu nome, a sua residência poderá ser comprovada com uma declaração (emitida pela pessoa cujo nome consta nas contas) de que tal aluno reside no local informado. A declaração deve estar assinada e acompanhada de uma cópia da identidade da pessoa signatária e um comprovante de residência no nome dela. Um comprovante permanecerá válido por até três meses.

Acordos Acadêmicos

A COPPE, através da UFRJ, estabelece acordos de cooperação com várias instituições de ensino superior e instituições de pesquisa internacionais. Esses acordos informam, de forma geral, os direitos e deveres entre as Partes signatárias.

Parcerias internacionais da UFRJ propostas pela COPPE.


Caso identifique algum erro ou acordo vencido, por favor, não hesite em reportar ao endereço de e-mail assessoria.internacional@adc.coppe.ufrj.br.

Como celebrar acordos?

A celebração de uma parceria internacional é sempre entre a UFRJ e a parceira estrangeira, mesmo que suas atividades sejam delimitadas à Coppe. O acordo é assinado pelo Reitor da UFRJ ou seu representante legal. Na Coppe, a celebração de Acordos Acadêmicos Internacionais é orientada por sua Assessoria Internacional, conforme as orientações da Superintendência Geral de Relações Internacionais e as diretrizes da Procuradoria Federal. É recomendado que professores da Coppe interessados em propor um acordo internacional entre a UFRJ e uma instituição internacional, procurem a Assessoria Internacional da Coppe para orientação.

Qual acordo celebrar?

Quando se pretende registrar formalmente o interesse em cooperar, sem obrigações de nenhuma das partes. Trata-se de um “aperto de mãos por escrito”.

Quando se pretende promover o intercâmbio acadêmico, seja de estudantes, docentes ou técnico-administrativos; ou promover projetos de pesquisa conjuntos.

Também é possível assinar um termo aditivo quando se pretende ampliar a abrangência de uma acordo em vigor, para retificação do texto do acordo ou prorrogar o prazo de vigência.

Importante: A assinatura de termo aditivo para prorrogação deve ocorrer dentro da vigência do acordo.

A proposta de acordos acadêmicos internacionais podem ser abertas pela Assessoria Internacional via SEI e, dependendo do caso, poderá precisar de aprovação do colegiado do programa propositor, CPGP – Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Coppe, Conselho Deliberativo da Coppe e Conselho de Centro do CT antes de ser encaminhada para o Setor de Acordos Acadêmicos Internacionais da Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ para ser analisado e assinado.

A diplomação em cotutela é definida como a dupla diplomação na pós-graduação stricto sensu, resultado de uma parceria entre a UFRJ e uma instituição estrangeira. Diferente de um intercâmbio comum, a cotutela possibilita ao aluno de mestrado/doutorado uma formação simultânea com o intuito de, ao final do curso, obter os dois diplomas, equivalentes entre si. Para isso é necessário formalizar um acordo de cotutela entre as duas instituições, não sendo necessário haver previamente um acordo acadêmico assinado com a instituição parceira em questão.

Há dois tipos de cotutela:

  1. Acordos Fechados de Cotutela são aqueles exclusivos para a dupla diplomação de um aluno só, não podendo incluir mais casos de co-orientação.
  2. Acordos Abertos de Cotutela são aqueles capazes de abrigar mais de um caso de co-orientação em cotutela.

Poderão entrar no regime de cotutela:

  • Estudantes de pós-graduação stricto sensu da UFRJ com matrícula ativa que tenham tido a cotutela aceita pela instituição estrangeira.
  • Estudantes de pós-graduação stricto sensu de instituição estrangeira, desde que estejam com matrícula ativa na instituição de origem e tenham sido aceitos por um programa de pós-graduação na UFRJ.

Nos dois casos, os termos do acordo de cotutela deverão ser aprovados pelos conselhos da Coppe, Centro de Tecnologia e PR2.

Na Coppe, a documentação do processo administrativo é orientada pela Assessoria Internacional e o processo deverá ser aberto preferencialmente pelo programa cujo aluno interessado está registrado.

O processo deverá conter obrigatoriamente:

  1. Minuta do Acordo de Cotutela em português e em língua estrangeira, se for o caso;
  2. Justificativa da proposta do Acordo e da escolha da instituição.

Para casos de acordo de cotutela fechado ou inclusão de estudantes num acordo de cotutela aberto, o processo deverá conter:

  1. Proposta de plano de estudos contendo: a. justificativa para a orientação em cotutela e para a escolha do(s) coorientador(es), b. objetivos e metas e c. cronograma de atividades;
  2. Currículo resumido dos coorientadores;
  3. Currículo do estudante;
  4. Cópia do histórico escolar do estudante;
  5. Cópia do documento de identificação do estudante, e
  6. Termo de Compromisso assinado pelo estudante e pelos coorientadores se comprometendo a cumprir os termos do acordo de cotutela.

Links

Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros

O recebimento de pedidos de reconhecimento de diplomas estrangeiros na UFRJ está suspenso desde julho/2018. A suspensão vem sendo prorrogada a cada 90 dias pela UFRJ em consulta com a Procuradoria Federal, conforme consta no site da PR2.

Como proceder?

Conforme Resolução CEPG 05/2019, os processos de reconhecimento devem se iniciar pela Plataforma Carolina Bori

Após o retorno do recebimento de novos pedidos de reconhecimento de diplomas, será divulgada uma instrução normativa com um passo a passo para a abertura dos processos na plataforma. Para mais informações, acesse https://www.pr2.ufrj.br/revalidacaoDiploma ou mande um e-mail para reconhecimento@pr2.ufrj.br.

Passo a Passo para Cotutela de aluno de Doutorado da COPPE:

Dispõe Sobre a Redação da Tese ou Dissertação em Língua Estrangeira
Dispõe sobre o reconhecimento de diplomas de mestrado obtidos no exterior para fins de matrícula em cursos de Doutorado na COPPE a Resolução CPGP/COPPE No 02/2012
Instruções Cotutela
Anexo Francês
Anexo Português
Roteiro Para Inscrição de Aluno de Graduação em Disciplina de Pós-Graduação

Parcerias Internacionais

Confira a lista das parcerias internacionais da UFRJ propostas pela COPPE

Mapa interativo com parcerias atualmente ativas

Contato

E-mail: assessoria.internacional@adc.coppe.ufrj.br

Assessor Internacional:

Jorge Alison
jorge.alison@adc.coppe.ufrj.br

Estagiários:

Emanuelle Zamith
emanuelle.zamith@adc.coppe.ufrj.br

Dora Lacerda
dora.lacerda@adc.coppe.ufrj.br

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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