COPPE – UFRJ
A Coppe/UFRJ inaugurou, dia 22 de setembro, o Centro de Excelência em Rocha Digital, que é fruto de uma parceria com a Petrobras, e voltado principalmente para analisar rochas, com uso de Inteligência Artificial (IA). As análises serão realizadas, a partir da produção de imagens de alta resolução de amostras que são retiradas de reservatórios de petróleo.
A Coppe/UFRJ recebeu colegas de várias unidades da universidade para debater um plano integrado de restauração da saúde ambiental da Baía de Guanabara.
A Coppe recebeu dia 21 de setembro, representantes da Ocyan. No encontro, foram discutidas diversas possibilidades de parceria em temas como descomissionamento de estruturas submarinas; uso de Inteligência Artificial; testes de corrosão; possibilidades de inovação em automação, digitalização e soldagem, eólica offshore e hidrogênio verde, entre outras.
A Coppe/UFRJ inaugura na sexta-feira, dia 22 de setembro, o Centro de Excelência em Rocha Digital (CERD). Fruto de uma parceria com a Petrobras, o espaço terá como finalidade principal analisar rochas, com uso de Inteligência Artificial (IA), a partir da produção de imagens de alta resolução de amostras que são retiradas de reservatórios de petróleo.
O Centro de Excelência em Gás Natural (CE-GN) da Coppe/UFRJ está desenvolvendo em parceria com a Petrobras, um tipo inovador de membranas para separar gás carbônico do gás natural nas plataformas do pré-sal. Membranas que usam líquidos iônicos, com desempenho e estabilidade superiores comprovados em escala laboratorial.
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) lança o primeiro site do país dedicado exclusivamente às informações do mar brasileiro
O professor Rodrigo Couto, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ, tomou posse no Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Coordenador acadêmico do PEE, Rodrigo terá mandato até agosto de 2026.
O professor Roberto Schaeffer é coautor de artigo publicado pela Nature Communications. O artigo aborda a velocidade, a trajetória e a viabilidade das trajetórias globais de redução de consumo de combustíveis fósseis em diferentes cenários.
As professoras da Coppe/UFRJ Ariane de Jesus Sousa Batista e Gabriela Ribeiro Pereira foram contempladas no Programa “jovens Cientistas Mulheres”, da Faperj. O programa visa apoiar projetos científicos de excelência, com metodologias inovadoras liderados por jovens cientistas mulheres em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas no Rio.
A Coppe e a Sapura apresentaram um simulador para treinamento de operação em navio PLSV (Pipe Laying Support Vessel), modelo de embarcação projetada para apoio, instalação e lançamento de dutos flexíveis. O equipamento desenvolvido em parceria com o LabOceano tem a capacidade de replicar com precisão situações de navegação do dia a dia da frota da companhia.
A Coppe/UFRJ sediará o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis, que foi proposto pela instituição e aprovado em chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a criação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial.
A Sapura e o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe/UFRJ, lançam, dia 6 de setembro, às 9h30, um Simulador para treinamento de operação em navio PLSV (Pipe Laying Support Vessel), modelo de embarcação projetado para apoio, instalação e lançamento de dutos flexíveis.
A Coppe recebeu uma comitiva da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol). Os representantes da empresa petrolífera angolana visitaram o LabOceano e o CoppeComb e foram apresentados à instituição e seu ecossistema de inovação pela diretora da unidade Embrapii-Coppe, professora Angela Uller.
A professora Marcia Dezotti, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ foi agraciada com o Senior Award Cipoa. O reconhecimento à trajetória de Márcia na pesquisa sobre tratamento de água e efluentes, com a criação de linhas de pesquisa inovadoras sobre poluentes emergentes e projetos em parceria com empresas químicas, petroquímicas e farmacêuticas.
Palestra inaugural do Ciclo do Laboratório de Ensaios de Campo e Instrumentação Professor Márcio Miranda Soares (LACI) e do Laboratório de Geotecnia Professor Jacques de Medina será do professor do Programa de Engenharia Civil, Jandyr Travassos, sobre “Imageamento e modelagem física da subsuperfície terrestre, com ênfase na cobertura de gelo da Antártica”.
A Aquapower, startup da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, foi selecionada para participar do processo de aceleração do Programa Ocyan Waves Booster, por apresentar soluções promissoras e inovadoras para os desafios operacionais da Ocyan, além de estarem alinhadas à proposta ESG da empresa.