Diretoria da COPPE

Suzana Kahn Ribeiro

Diretora

Formada em Engenharia Mecânica, mestre em Planejamento Energético (1988) e doutora em Engenharia de Produção (1995), ambos pela Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro ingressou na Coppe em 1998, como docente do Programa de Engenharia de Transportes. Ao longo deste período foi vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2008 a 2015; secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, de 2008 a 2010, e subsecretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, de 2010 a 2013. Em 2019, assumiu a vice-diretoria da instituição (até julho de 2023) e a direção do Centro China-Brasil.

É, ainda, coordenadora executiva do Fundo Verde da UFRJ e membro do Conselho de Administração do Museu do Amanhã; do Conselho do Centro Empresarial de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (IPTD).

Em 2007 integrou o grupo de cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), agraciado com o Nobel da Paz pela dedicação a estudos sobre mudanças do clima e o aquecimento global e participa, desde então, da elaboração dos relatórios do IPCC.

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Marcello Campos

Vice-Diretor

Mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ (1991) e doutor pela University of Victoria, Canadá (1995), Marcello Campos é professor titular da UFRJ, onde ingressou como docente no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe em 1998. Deste programa foi vice-coordenador e coordenador em 2004 e 2005, respectivamente. Ainda na Coppe, atuoucomo membro do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), entre 2016 e 2019, e como diretor-adjunto para Assuntos Acadêmicos na gestão anterior, de 2019 a 2023.

É membro sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), no qual foi diretor da Sociedade de Comunicações para a América Latina (2000-2001); membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); membro sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), na qual atuou como conselheiro (2014-2017), vice-presidente de Finanças (2018-2019) e atualmente é membro do conselho fiscal da Sociedade.

Premiado em 2002 com o Nokia Visiting Fellowship, na Finlândia, foi agraciado em 2000 e 2002 pelo Programa Jovem Cientista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica do Instituto Militar de Engenharia (IME), de janeiro de 1997 a maio de 1998, foi pesquisador visitante do Laboratory for Telecommunications Technology, Helsinki University of Technology, Espoo, Finlândia (1998), e do University Graduate Center (UNIK) da Universidade de Oslo, Noruega (2008).

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Marysilvia Ferreira da Costa

Diretora de Tecnologia e Inovação

Mestre (1991) e doutora (1994) em Físico-Química pela Universidade de São Paulo-São Carlos, Marysilvia Costa fez doutorado-sanduíche (1992-1994) e Estágio Pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos (1994-1996). Professora Associada IV da UFRJ, Marysilvia ingressou na Coppe, em 1998, no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), onde foi coordenadora acadêmica de 2007 a 2009, e coordenadora, no período de 2014 até 2017, atuando também como chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica, na mesma época. Exerceu o cargo de diretora-adjunta de Empreendedorismo da Coppe, na gestão anterior, de 2019-2023.

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Francisco Thiago Aragão

Diretor-Adjunto de Tecnologia e Inovação

Professor Associado do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ e coordenador do Laboratório de Geotecnia – Setor de Pavimentos. Foi coordenador acadêmico do PEC, tendo também atuado como membro de grupos de trabalho estratégicos, incluindo a Comissão Nota 7. É consultor ad hoc da Capes, do CNPq e da Faperj. Atuou como consultor da Capes nas avaliações quadrienais de 2017 e 2022, na área de Engenharias 1.

É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. É coordenador de atividades de extensão do Centro de Tecnologia da UFRJ e membro do Conselho de Extensão Universitária da UFRJ. Foi membro titular do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ entre 2019 e 2022.

Possui doutorado (2011) e mestrado (2007) em Civil Engineering e Engineering Mechanics pela University of Nebraska – Lincoln, Estados Unidos, e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2004). É membro de dois comitês científicos do Transportation Research Board (TRB), de um comitê do Engineering Mechanics Institute da American Society of Civil Engineers (EMI/ASCE), Executive Fellow da International Road Federation e membro da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

É Editor Associado da Revista Transportes, membro do editorial board da revista International Journal of Pavement Engineering e revisor de importantes periódicos internacionais. É membro do grupo de normatização (ABNT/NBR) de misturas asfálticas do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), secretário permanente adjunto do Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto (CILA) e coordenador temático de Infraestrutura de Transportes no congresso anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet). Coordena diversos projetos de P&D e de prestação de serviços junto ao Cenpes/Petrobras, ao CNPq, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), à Faperj, ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), entre outras instituições.

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Jean-David Caprace

Diretor de Assuntos Acadêmicos

Mestre em Engenharia Industrial pelo Institut Supérieur Industriel de Bruxelles, Bélgica (2000), e doutor em Ciências Aplicadas pela Universidade de Liège, Bélgica (2010), Jean-David é professor e coordenador do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da Coppe/UFRJ desde 2013. Também no PEnO, concluiu o pós-doutorado, em 2011.

É editor-chefe do periódico Marine Systems & Ocean Technology (MSOT-SPINGER). Foi diretor técnico da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), de 2017 a 2020, e chairman do Specialist Committee V.3 (Material and Fabrication Technology) do International Ship & Offshore Structures Congress (ISSC 2015), de 2012 a 2015. Atua na área de construção naval, operação offshore e transporte marítimo com ênfase em produtividade e descarbonização.

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Thiago Ritto

Diretor-Adjunto de Assuntos Acadêmicos

Engenheiro (2003) e mestre (2005) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Thiago Ritto possui duplo diploma de doutorado (2010) na mesma área, pela Université Paris-Est e pela PUC-Rio. É professor, desde 2011, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ e do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/UFRJ, e Research Fellow da Universidade de Bristol, desde 2021. É associado à Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e à Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Atualmente é pesquisador do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj, com projetos de pesquisa associados à modelagem computacional e propagação de incertezas com aplicação em dinâmica de máquinas rotativas e colunas de perfuração de petróleo.

Na UFRJ, foi membro efetivo da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Reitoria (2022-2023), fez parte do Conselho de Relações Internacionais (2019-2020). Também foi coordenador do curso de Engenharia Mecânica (2014-2015) e diretor-adjunto de Ensino (2016-2017) da Escola Politécnica.

Na Coppe, foi membro efetivo da Comissão de Avaliação de Docentes (CAD) (2021-2023), coordenador da Assessoria Internacional (2019-2020) e membro substituto da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) (2017-2021).

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Amanda Xavier

Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Mestre pela Universidade Federal de Itajubá (2011), doutora (2017) e pós-doutora (2020) em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, Amanda Xavier é Professora Adjunta, de Gestão e Inovação, do Programa de Engenharia de Produção (PEP) e coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Coppe.

Trabalha desde 2004 no apoio à Micro e Pequenas Empresas e iniciativas territoriais, por meio de organismos de intermediação, como incubadoras, núcleos de pesquisa universitários e projetos institucionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Atua na coordenação de diferentes equipes multidisciplinares de projetos institucionais, sendo coordenadora geral do projeto Capes Brafitec, de cooperação científica Brasil-França, coordenadora do projeto CONFAP-WBI, Projeto de Pesquisa & Inovação Brasil-Bélgica, coordenadora do Núcleo Social do projeto de Descomissionamento de Plataformas de Petróleo (Cempes), e do Fórum da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (Rio de Janeiro e Maricá/RJ).

No PEP faz parte da Comissão Sucupira, desde 2019; da Comissão de Planejamento Estratégico, desde 2019; da Comissão de Internacionalização, desde 2021; e da Comissão de Seleção, desde 2020. É Jovem Cientista do Nosso Estado – Faperj (2023) e pesquisadora associada ao Laboratório de Concepção de Produtos e Inovação (LCPI) da Arts et Métiers – ENSAM (Paris/França) e do Laboratório de Ecodesign da Universidade de Tecnologia de Troyes – UTT (Troyes/França).

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Tharcisio Fontainha

Diretor-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Doutor (2018) com pós-doutorado (2019) em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Tharcisio é professor adjunto de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, no qual concluiu seu mestrado em 2015. Ingressou como docente na instituição em 2019. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj e bolsista de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

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Vanda Borges

Diretora de Gestão de Pessoas

Graduada em Serviço Social pela Universidade Gama Filho (1986), é mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da UFRJ (2014). Ingressou na UFRJ em 1989 como assistente administrativa, na Faculdade de Odontologia, e na Coppe/UFRJ como assistente social, na Incubadora de Empresas e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), entre 2001 e 2002, e na Gerência de Recursos Humanos, em 2003.

Exerceu este mesmo cargo, de diretora-adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe, na gestão anterior, de 2019-2023, quando implementou o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe, que atua no acolhimento individual e coletivo na área psicossocial, outras terapias integrativas e o curso de arte terapia, também com foco nas diversas emoções que afetam o cotidiano acadêmico e laboral.

Pós-graduada em:  Docência do Ensino Superior, na Universidade Candido Mendes (2015- 2017); em Neurociências Aplicada a Aprendizagem, na UFRJ (2010- 2011); em Administração pública, na Fundação Getúlio Vargas (2001-2002), e em Desenvolvimento Integrado de Recursos Humanos na UFRJ (1998-1999).

Em 2022, criou o Instagram do Acolhe Coppe e, em 2023, o podcast Acolhe Cast com temas relacionados às questões que atravessam o cotidiano relacional da comunidade acadêmica e da força de trabalho.

No período de 2020 a 2022, constituiu a comissão do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (NEABI), especificamente no subgrupo de trabalho de criação do estatuto, e no mesmo período fez parte do grupo de trabalho de construção das políticas de enfrentamento da UFRJ. Atualmente compõe o grupo de trabalho da comissão de comunicação, na construção do capítulo a respeito da inclusão e acessibilidade.

Dede 2002, atua como supervisora de campo para alunos do curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social da UFRJ.

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Cleide Lima

Diretora de Extensão

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ (1990) e com Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2013), Cleide Lima é mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2023).

Ingressou na UFRJ em 1987, como assistente em administração. Em 1991, passou a atuar na área da Extensão Universitária. No período de 1992 a 1996, foi assessora na Pró-Reitoria de Extensão (PR-5). Em 1996, compôs a Coordenação Executiva da Comissão de Acesso aos Cursos de Graduação.

No período de 2006 a 2016, atuou como diretora da Divisão de Educação da PR-5. Entre 2013 e 2016, integrou o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor). Chegou à Coppe/UFRJ em 2016, atuando junto à Diretoria Acadêmica, como coordenadora adjunta de Extensão e sendo Representante Titular dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no Conselho de Extensão (CEU) da UFRJ.

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Antonio MacDowell de Figueiredo

Diretor-Superintendente da Fundação Coppetec

Mestre em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ (1974) e doutor em Thermische Verfahrenstechnik pela Universität Stuttgart (1980), Antonio MacDowell de Figueiredo fez estágios de pós-doutorado na Universität Stuttgart (1986) e na Universidade de Budapeste (1988). Professor do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ, desde 1980, e da Escola Politécnica, desde 1981, MacDowell atuou como coordenador do PEM, de 1985 a 1991 e de 2014 a 2017.

Foi representante do Centro de Tecnologia da UFRJ, no Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e no Conselho de Ensino de Graduação e Conselho de Ensino para Graduados (CEPG). Em 1991, concebeu a instituição da Fundação COPPETEC. Coordenou o Projeto de Informatização da Capes, entre os anos 1992 e 1999. Exerceu os cargos de Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) e, em seguida, de Pró-reitor de Graduação (PR1) da UFRJ, entre 1998 e 2000. Foi Secretário de Educação Superior na Sesu/MEC, entre 2000 e 2001.

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Glaydston Mattos Ribeiro

Diretor-Executivo da Fundação Coppetec

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007). Possui Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011) e atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas de Transportes, Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória). Faz parte da diretoria da ANPET (Associação Nacional de Transportes).

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Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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