Professor da Coppe vai à Índia e estabelece novas parcerias no âmbito dos Brics

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Engenharia Química / Notícias

Data: 01/03/2024

Os professores Fabio Toniolo e Sumit Dhawane, em Manit (Bhopal, Índia)

O professor Fabio Toniolo, da Coppe/UFRJ, participou, no último final de semana (23 a 25 de fevereiro) da International Conference on Sustainable Energy and Environment (ICSEE) 2024, realizada em Bhopal, na Índia. Além de palestrar e apresentar trabalhos, o professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) aproveitou para estreitar laços em uma cooperação sino-indo-brasileira para a produção de etanol a partir da hidrogenação de gás carbônico.

A parceria com o professor Sumit H. Dhawane, do Maulana Azad National Institute of Technology (Manit) surgiu no 8º Fórum de Jovens Cientistas dos Brics, realizado na África do Sul, em agosto de 2023. Em setembro, os dois participaram de edital lançado pelo governo indiano, que exigia a participação de ao menos mais um parceiro de país-membro dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).

“O tema do projeto é produção de etanol a partir da hidrogenação do gás carbônico. Nossa colaboração consiste, pelo lado brasileiro, no desenvolvimento e avaliação de novos catalisadores e do lado indiano a modelagem matemática desse processo novo e uso de Inteligência Artificial (aprendizado de máquina) para reduzir o número de experimentos a serem feitos, otimizando o estudo”.

De acordo com Toniolo, o Núcleo de Catálise (Nucat) da Coppe possui infraestrutura e condições experimentais de fazer uma rápida avaliação de um grande conjunto de catalisadores, variando diversos parâmetros experimentais, para se encontrar de forma eficiente o catalisador mais promissor para o processo, o qual será testado em escala aumentada em uma planta semipiloto no Instituto Manit, na cidade de Bhopal, em Madhya Pradesh, na Índia.

Em novembro, a parceria foi ampliada com a participação da professora Shengping Wang, da School of Chemical Engineering and Technology, da Tianjin University (China). Sob coordenação geral do professor Fabio Toniolo, os três submeteram proposta de pesquisa à chamada por projetos multilaterais BRICS STI Framework Programme 6th coordinated call for BRICS multilateral projects 2023 “Climate Change Adaptation and Mitigation”.

“O tema é o mesmo, desenvolver um processo para produção de etanol a partir da hidrogenação catalítica do CO2. Pegar o gás carbônico capturado por exemplo gases de exaustão de processos de fermentação, usar hidrogênio verde e desenvolver catalisadores mais eficientes. O desenvolvimento de processos alternativos para mitigação de CO2 na atmosfera é um tema de interesse dos três países”, destacou o professor do Programa de Engenharia Química da Coppe.

No ICSEE, o professor Fabio Toniolo integrou o Comitê Consultivo Internacional e apresentou o estudo “Design and Performance of K-Co-Cu-Al catalyst for selective CO2 hydrogenation to higher alcohols”.

• BRICS
  • Catálise