Agenda Coppe e Sociedade terá início com o debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / IA e Transformação Digital / Notícias
Data: 17/05/2023
A Coppe/UFRJ promove, dia 25 de maio, às 9 horas, o debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”, que abre a série de debates Agenda Coppe e Sociedade. Voltada para discutir o futuro da Engenharia no ensino, na pesquisa e na inovação, a série faz parte das comemorações dos 60 anos de atividades da instituição. O evento será moderado pelo professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, e ocorrerá no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, com transmissão pelo canal da Coppe no YouTube.
Participarão do debate a professora Marley M.B.R. Vellasco, vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde coordena o Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio); o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP); e o professor Álvaro Coutinho, do Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) e do Programa de Engenharia Civil (Pec) da Coppe. Também comporá a mesa o Senior Manager for Energy & High Education Research da NVIDIA, Fernando Otávio Wehrs Pereira.
Sobre os participantes
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe (1994), Guilherme Horta Travassos é professor e coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, no qual atua com mais ênfase em pesquisas voltadas para Engenharia de Software Experimental e Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos. Pesquisador 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Guilherme integra a International Software Engineering Research Network (ISERN), é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), membro profissional da Association for Computer Machinery (ACM) e editor associado do periódico Elsevier-Information & Software Technology (IST). Em 2021 e 2022, foi classificado como um dos 34 pesquisadores mais influentes que atuam, no Brasil, na área da Ciência da Computação e Eletrônica, de acordo com o ranking da Guide2Research. Além disso, durante a pandemia da Covid-19, coordenou o desenvolvimento de várias ferramentas voltadas para o enfrentamento ao vírus SARS-CoV-2, envolvendo Internet das Coisas, técnicas de Inteligência Artificial (IA) e plataformas online para acompanhamento da disseminação do vírus, bem como para alertar à população do Rio de Janeiro sobre os ricos de contágio e subsidiar os Grupos de Trabalho Multidisciplinares Coronavirus e Pós-Pandemia da UFRJ, dos quais foi co-coordenador.
Doutora em Ciência da Computação, pela University College London (1992), Marley Vellasco é atualmente vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa, da PUC-Rio, onde fundou, há mais de 30 anos, o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada e Robótica (LIRA). Este laboratório, junto com o Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico Científico (Tecgraf/PUC-Rio), sedia o Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio) que, coordenado por Marley, reúne pesquisadores de seis instituições, incluindo a Coppe/UFRJ. O objetivo é avançar na área de IA para, por meio do desenvolvimento de novos modelos e da utilização de tecnologias inovadoras, melhorar o uso e o aproveitamento das reservas de óleo e gás, visando uma sociedade global mais próspera. Além disso, a professora é vice Presidente de Conferências da IEEE Computational Intelligence Society e editora associada de oito publicações internacionais.
Doutor em Ciência da Computação, pela Vanderbilt University (EUA – 1987), Virgílio Almeida é professor emérito da UFMG, onde coordena o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para Saúde, ligado ao Departamento de Ciência da Computação. Atualmente ocupa a Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É também Professor Associado ao “Berkman Klein Center’’, na Universidade de Harvard. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI), entre 2011 e 2015. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Seus interesses atuais em pesquisa são voltados para a área de algoritmos, governança e politicas públicas para tecnologias digitais, bem como para o impacto social e econômico dos algoritmos.
Doutor em Engenharia Elétrica pela University of Kent (Inglaterra – 1994), André Carlos de Carvalho é atualmente diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), coordenador da unidade Embrapii do ICMC-USP e vice-coordenador do INCT em Inteligência Artificial (IAIA). É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenador do TC em Machine Learning and Data Mining da IFIP. Desde 2023, é o pesquisador responsável do Centro Pesquisa de Inteligência Artificial Aplicada para Cidades Inteligentes (IARA), um dos seis centros brasileiros de pesquisa em inteligência artificial aplicada selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sediado no ICMC-USP. Por meio deste centro, o professor é membro do Conselho de Governança da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), ligado ao MCTI, e do conselho consultivo da Rede Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial, também vinculado ao MCTI.
Doutor em Engenharia Civil pela Coppe (1987), Alvaro Coutinho é professor titular do Programa de Engenharia Civil da Instituição desde 2001, onde coordena a Área Interdisciplinar de Engenharia e Ciência Computacional, o Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) e a Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, associada ao Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Professor visitante no Oden Institute for Computational Engineering and Sciences, the University of Texas at Austin (USA-2004), Alvaro é Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj (2017), e foi diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe (2004-2008). É membro fundador da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia, na qual atualmente integra o Conselho Deliberativo. É Membro também do Comitê Executivo da International Association for Computational Mechanics. Alvaro já foi contemplado com o prêmio IBM Faculty Award (2001), com o Prêmio Coppe de Mérito Acadêmico (2007), e é Fellow da International Association of Computational Mechanics (2012). Em 2015 recebeu o Prêmio InRio Personalidades do Ano da Assespro RJ.
Pós-graduado em Gestão de Negócios de Petróleo, Gás e Energia (Universidade Veiga de Almeida – 2015), Fernando Pereira é gerente sênior para Energia da NVIDIA, onde é responsável pelo desenvolvimento de negócios na indústria de Óleo &Gás, com foco em soluções de HPC e todo portfólio de IA da empresa. Antes de ingressar na NVIDIA em 2019, atuou em diversas empresas nacionais e internacionais de tecnologia, a destacar Atos, Bull, Tata Consultancy Services, Oracle, Unisys, Microsoft e Compaq/Digital, sempre com foco no mercado Enterprise.