Gestão de riscos da Coppe realiza rastreamento para redimensionar estratégias de melhorias para a prevenção de acidentes

Planeta COPPE / Notícias

Data: 28/04/2024

Para a garantia de um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com as regulamentações, a equipe da Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (GSMS) da Coppe/UFRJ está realizando um mapeamento das áreas de riscos, dos recursos de segurança e dos procedimentos de evacuação dos ambientes da instituição em situações de incidentes e acidentes. De acordo com o diretor-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe, Tharcisio Fontainha, o objetivo é garantir a segurança das pessoas e o correto dimensionamento dos recursos necessários.

O monitoramento constante dos extintores de incêndio é a garantia de que eles estejam sempre em condições adequadas para uso. Em 2022, foram elaborados 13 novos projetos, e atualizados outros 43, de rotas de fuga, iluminadores e sinalizadores de emergência, bem como de extintores de incêndio, juntamente com relatórios descritivos detalhados dos ambientes, contribuindo para uma resposta mais eficaz em situações de crise.

A GSMS realizou, naquele mesmo ano, capacitações em manuseio de extintores de incêndio e boas práticas de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) em laboratórios e salas de aula. Os participantes adquiriram conhecimentos essenciais para garantir a segurança pessoal e coletiva nas atividades cotidianas dentro da instituição.

Outra importante atribuição da GSMS é a retirada de resíduos químicos dos laboratórios. Em 2022, foram coletadas 4.2 toneladas desse tipo de material, promovendo a responsabilidade ambiental e a prevenção do descarte irregular.

“Também temos um projeto de implementar um sistema de compartilhamento de produtos químicos entre os laboratórios. Os produtos descartados por um laboratório poderão servir de insumos para outros laboratórios”, explica o professor Tharcisio. Ele destaca ainda que estão sendo desenvolvidos planos de contingência para situações adversas na Coppe, em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos. “O objetivo é padronizar, aprimorar e formalizar os procedimentos a serem adotados para os casos de acidentes”. 

A antiga Brigada de Incêndio da Coppe, que fazia parte do organograma da GSMS até 2023, passou para o comando da UFRJ.

A GSMS faz parte do conjunto de ações das agendas institucional e acadêmica da Coppe que respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.

Confira abaixo as outras duas matérias sobre a atuação da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

Acolhe Coppe registra aumento de 88% de atendimentos

Pesquisadores da Engenharia de Produção da Coppe desenvolvem novas soluções ergonômicas