Projeto para aumentar a representatividade feminina em áreas STEM foi premiado

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Data: 25/07/2024

Estima-se que apenas uma mulher para cada quatro homens, consiga um emprego na área de STEM – acrônimo formado pelas iniciais das palavras ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês. Apesar dos esforços para aumentar a representatividade feminina ainda existem lacunas em quase todos os países do mundo.

Em todas as fases de vida de meninas e mulheres, desde a escola primária, há um desencorajamento para as carreiras de base científica. Por exemplo, os modelos de brinquedos, leituras, filmes e outras práticas culturais estão relacionados a papéis de gênero que são socialmente estabelecidos.

O projeto “Jornada da Heroína Aprendiz”, desenvolvido por pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, traz uma contribuição importante na capacitação de jovens, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM.

Possuindo um modelo considerado como inovador para revolucionar o aprendizado, o projeto Heroine’s Learning Journey (como foi registrado em inglês), conquistou o terceiro lugar no concurso “Selo de Inovação SBC 2024”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o concurso teve sua final realizada nesta segunda-feira, dia 22, durante congresso da Sociedade.

Liderado pelos pesquisadores do Pesc/Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa e Yuri Lima, tem como objetivo reduzir a desigualdade de gênero nas áreas STEM, com um foco especial na computação, o projeto da Coppe foi apresentado pela aluna de mestrado Larissa Galeno. Saiba mais sobre o projeto.

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