Coppe é a única representante do continente americano a participar de projeto internacional de gestão de incêndios florestais
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 01/08/2024
Pesquisadores do Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) da Coppe/UFRJ estão atuando no projeto Silvanus, que produzirá uma plataforma tecnológica e de informação para gestão de incêndios florestais. O projeto conta com especialistas de 49 instituições internacionais da União Europeia, Austrália e Indonésia, e a Coppe é a única do continente americano.
Os pesquisadores têm a missão de desenvolver uma inovadora plataforma de gestão florestal, ambientalmente sustentável e resiliente ao clima, por meio da criação de novas tecnologias. O objetivo principal é prevenir a ignição e combater de forma inteligente a propagação de incêndios florestais globalmente, promovendo o uso eficiente de recursos.
Na Coppe, os estudos são coordenados pelos professores Nelson Ebecken e Rogério Espíndola, do NTT, que é ligado ao Programa de Engenharia Civil. Eles estão atuando na formação de uma base digital de conhecimentos sobre o manejo do fogo e na avaliação de métodos de aprendizado de máquina recentemente propostos para a análise de incêndios florestais. Os professores estão atuando também na mobilização de parceiros locais interessados em incêndios florestais, e na tradução, para a língua portuguesa, dos materiais publicitários e das tecnologias propostas.
A plataforma oferecerá uma estrutura de processamento de grande volume de dados capaz de integrar fontes de dados heterogêneas, incluindo dados de observação terrestre, meteorológicos, de modelos climáticos, de computação embarcada e streaming de vídeo. Para alimentar a plataforma com os dados, serão utilizados sensores e atuadores (dispositivos para converter energia em movimento), acoplados em veículos aéreos e robôs terrestres que serão guiados por comunicação sem fio. Dentre os recursos a serem disponibilizados pela plataforma, destacam-se modelos de resiliência, resultados de estudos ambientais e ecológicos, e a avaliação de indicadores de risco de incêndio.
Coordenador do NTT da Coppe, Nelson Ebecken explica que o projeto tem estabelecido sinergias entre especialistas ambientais, em tecnologia da informação e em ciências sociais. São sinergias para melhorar a capacidade das autoridades competentes no monitoramento dos recursos florestais, na avaliação da biodiversidade, na geração de indicadores de risco de incêndio mais precisos e na promoção de segurança dos cidadãos através de campanhas educativas.
As tecnologias produzidas e propostas estão sendo demonstradas em um total de onze encontros para validação, realizados em instituições da Europa, da Austrália, e da Indonésia. O último encontro para a demonstração e validação final da plataforma será sediado pela Coppe, entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025. Saiba mais sobre o projeto: https://silvanus-project.eu
- incêndio
- Prevenção