Coppe recebe comitivas de Guangdong e CAC
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 09/08/2024
A Coppe recebeu, no final de julho, duas visitas de representantes de instituições governamentais e de pesquisa da China. Foi o início de parcerias muito promissoras em temas como cibersegurança, química verde, inteligência artificial e um programa de formação de jovens talentos que será promovido e realizado na Coppe.
No dia 24 de julho, a diretoria da Coppe recebeu delegação da Administração do Ciberespaço da China (CAC). Participaram do encontro o secretário-executivo adjunto do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Lincoln Bernardes, e os professores Miguel Campista e Pedro Cruz, do Programa de Engenharia Elétrica e que atuam no Grupo de Teleinformática e Automação (GTA).
No encontro, foram discutidas a privacidade e a utilidade dos dados para modelos de IA abordando regulação de proteção de dados e conscientização das pessoas, bem como o estabelecimento de parcerias de cooperação técnica e para o desenvolvimento de projetos em conjunto.
De acordo com a pesquisadora Rejane Rocha, do Programa de Engenharia Química e secretária-executiva do Centro China-Brasil, “o governo brasileiro ainda não tem uma política definida para a segurança de dados, mas um primeiro documento foi enviado ao Congresso. Os chineses estão visitando alguns dos seus parceiros que têm relações mais amadurecidas, como é o nosso caso, e vieram saber o que o Brasil está propondo em política de cibersegurança, para então podermos alinhar projetos de pesquisa de interesse comum”.
Em paralelo, foi debatida a possibilidade de um programa oficial, nos moldes dos Young Talent Training Program chineses, que duram em torno de 20 dias, atraindo a participação de alunos estrangeiros. “A ideia é criar esse Training Program aqui na Coppe, mas é algo para o ano que vem”.
No dia 29, foi a vez da Coppe receber comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia da província de Guangdong. O objetivo da reunião foi explorar a sinergia entre a Coppe e a província de Guangdong em iniciativas que envolvem química verde, biotecnologia, inteligência artificial (IA), agricultura, tecnologia e inovação.
Guangdong é uma província do sudeste da China, próxima de Macau e Hong Kong, que tem atraído muitos investimentos em ciência e tecnologia, sobretudo nas cidades de Shenzhen e Dongguan, que abrigam instituições parceiras da Coppe.
- Cibersegurança
- Inteligência Artificial
- Química Verde