Doutora pela Coppe conquista Prêmio Nacional Cátedra Abertis
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Data: 22/08/2024
A doutora pelo Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Verônica Ghisolfi, conquistou o Prêmio Nacional Cátedra Abertis – doutorado em Mobilidade Sustentável 2024, de melhor tese defendida em 2023 no Brasil.
Intitulada “A system dynamics-based analysis on the time response of freight transport system to decarbonization measures” (Uma análise baseada em dinâmica de sistemas sobre a resposta temporal do sistema de transporte de carga às medidas de descarbonização), a tese de Verônica foi defendida no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, sob orientação do professor Glaydston Ribeiro e co-orientação da professora Gisele Chaves, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O estudo de Verônica enfatiza os desafios para a descarbonização do transporte de cargas e a lenta implementação de políticas para cumprir as atuais metas climáticas. Por meio de um modelo de simulação dinâmica, o trabalho analisou a implementação de medidas de descarbonização do transporte de cargas e seus efeitos ao longo dos próximos 30 anos. O modelo foi aplicado ao sistema brasileiro para simular o uso de modais e meios de transporte mais sustentáveis, incluindo eletrificação, aumento do uso de biocombustíveis, aceleração da renovação da frota e transferência modal.
De acordo com Verônica, reduções significativas de emissões são encontradas nos cenários que combinam uma rápida substituição dos veículos a diesel e aumento do uso de modos alternativos, como ferrovias e hidrovias. “Mesmo assim, com a simulação das atuais e futuras políticas previstas para o setor, as emissões do transporte de cargas brasileiro não diminuem de forma satisfatória. Os limites máximos para frear o aquecimento global em 1,5°C e 2°C se esgotam durante a presente e a próxima década, respectivamente”, lamenta a pesquisadora.
Além de confirmar a necessidade de estudar as dinâmicas do sistema de transporte de cargas, contemplando o tempo de resposta entre a implementação de políticas e seus impactos, Verônica diz que os resultados dos estudos comprovam a urgência de ações mais contundentes para a descarbonização do setor.
A premiação
A premiação Cátedra Abertis é concedida pelo Grupo Arteris de Concessões de Rodovias. Trata-se de uma iniciativa da Fundacion Abertis da Espanha para apoiar trabalhos acadêmicos relacionados à área de Transportes em cinco países (Espanha, França, Chile, Porto Rico e Brasil) e possui seis diretores de cátedras: Universidade Politécnica da Cataluna; IFSSTAR – com École des Ponts et Chaussées, na França; Universidade de Porto Rico; Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e um na Universidade Politécnica de Madrid.
A premiação deste ano será entregue em setembro, em São Paulo, em data e local a serem divulgados, em evento promovido pela USP e Arteris SA. O júri foi formado por docentes de universidades e por engenheiros da Arteris, que elegeram também duas dissertações de mestrado que ficaram empatadas. Agora, os três trabalhos estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2024, e a divulgação dos vencedores está prevista para outubro de 2024.
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