Extensão e o SIGA
Como cadastrar e atualizar Ações de Extensão
A partir de 2019 as ações de extensão da UFRJ passaram a ser registradas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Portanto, solicitamos que os coordenadores de ações atualizem os registros ou cadastrem seus novos cursos, eventos, projetos e programas, diretamente, no sistema.
Leia as orientações de cadastro e atualização.
Para saber como cadastrar sua ação de extensão, assista ao vídeo:
Para saber como atualizar sua ação de extensão já cadastrada, assista ao vídeo:
Como preencher no SIGA o Relatório de uma Ação de Extensão finalizada
1 – Acessar o SIGA, escolher a aba extensão e nela selecionar ver/gerenciar ações de extensão;
2 – Clicar na ação que deseja fazer o relatório;
3 – Na parte superior, clicar no item “relatórios”;
4 – Na nova tela, clicar em “incluir novo relatório”;
5 – Na primeira tela do relatório o coordenador da ação deve informar o período de atividades que compreende o relatório e clicar em “prosseguir”;
6 – A tela que segue traz as informações contidas no registro da ação e solicita o preenchimento dos seguintes itens: produtos gerados, concluintes (para cursos e eventos), objetivos alcançados, dificuldades encontradas e outras considerações;
7 – O relatório importa diversas informações do registro da ação e, por isso, torna-se ainda mais importante que as mesmas estejam atualizadas. O relatório só poderá ser enviado com todos os campos atualizados.
8 – Para salvar as informações preenchidas e terminar o preenchimento depois, clicar em “Salvar”. Se o preenchimento estiver completo, o coordenador clica em “submeter”. Observação: A periodicidade dos relatórios deverá seguir o estipulado no Artigo 32 do Capítulo VI da Resolução 02/2020 do CEU (Regulamento da Extensão Universitária na Universidade Federal do Rio de Janeiro), conforme transcrito abaixo:
Art. 32 – O Coordenador de ação de Extensão Universitária deve apresentar os relatórios à PR-5.
- 1º Os relatórios de cursos e eventos devem ser encaminhados a Pró-Reitoria de Extensão, através do sistema, ao fim de cada edição dos mesmos.
- 2º Os relatórios de projetos e programas devem ser encaminhados a Pró-Reitoria de Extensão, através do sistema, ao fim de doze meses de realização.
- 3° O relatório deve ser apresentado em até 60 (sessenta) dias após a data de conclusão da ação.
- 4º Os coordenadores das ações de extensão que não apresentarem relatório de atividades não poderão concorrer aos editais da PR-5.
Como submeter Relatório de Extensão no SIGA
Inscrição em uma das Ações de Extensão da COPPE
Você, estudante de graduação, que tem interesse em alguma das Ações de Extensão da COPPE, assista o vídeo abaixo para saber como se inscrever.