Cientistas da UFRJ entre os mais influentes do planeta
Planeta COPPE / Notícias
Data: 23/10/2024
A Universidade de Stanford, divulgou, no início de setembro, a mais recente versão do banco de dados dos pesquisadores mais citados do mundo, o updated science-wide author databases of standardized citation indicators. É a sétima edição do projeto, que propõe fornecer métricas padronizadas para avaliar o impacto dos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento e listar os cientistas mais influentes.
Nesse ranking, cem mil pesquisadores foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos. As listas apresentam aqueles que estão no percentil 2% de maior influência em seu subcampo de atuação, tanto no ano de 2023 como ao longo de toda sua carreira, segundo os critérios estabelecidos.
Na lista do impacto total da carreira, que tem cerca de 217 mil pesquisadores, o Brasil aparece com 1.077 cientistas.
Já na lista do impacto específico de 2023, que tem aproximadamente 223 mil pesquisadores, o Brasil está presente com 1.340 pesquisadores.
Mais de sessenta professores da UFRJ, com participação expressiva de professores da Coppe, figuram em cada lista.
O destaque dos pesquisadores da UFRJ em geral, e da Coppe, em particular, confirma a qualidade da pesquisa feita na universidade e o seu alcance (e reconhecimento) internacional. No entanto, é importante fazer um alerta a respeito da leitura de diferentes rankings de excelência acadêmica que utilizam critérios, métricas e metodologias diversas, o que não permite avaliações absolutas.
As listagens que destacam os pesquisadores mais influentes, segundo os critérios adotados, reafirmam a importância das instituições públicas federais e estaduais na consolidação da pesquisa de ponta no país, tanto em termos de relevância quanto de impacto ao longo do tempo.
A lista completa pode ser acessada aqui.