Coppe participa de projeto europeu em computação de alto desempenho

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 09/02/2022

A Coppe/UFRJ, por meio do seu Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), participa do RISC2 – A network for supporting the coordination of Computing research between Europe and Latin America. O projeto reúne os principais stakeholders (grupos de interesse) europeus e latino-americanos em computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês), com objetivo de promover e aprofundar a cooperação entre a comunidade científica e o setor industrial nos dois continentes, fortalecendo o ambiente de inovação e fomentando o intercâmbio das melhores práticas de HPC.

De acordo com o professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe e coordenador do Nacad, o projeto “promove sinergia entre as instituições mais importantes de cada país, a mobilidade entre pesquisadores do setor, difundindo conhecimento no estado da arte da computação de alto desempenho”.

De acordo com Fabrizio Gagliardi, nomeado diretor-geral do RISC2, a computação de alto desempenho é crucial para diversos aspetos da vida atual, desde a segurança interna, passando pelos negócios e os cuidados de saúde, ou mesmo a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. “Tanto na Europa, como na América Latina, existem já vários talentos nesta área. Estamos convencidos de que, promovendo um diálogo entre estas duas regiões, ambas as partes sairão beneficiadas. O RISC2 visa, precisamente, estabelecer essa ponte. Estou bastante feliz por ter a oportunidade de contribuir para esta iniciativa, com toda a minha experiência e todo o meu entusiasmo”, afirma Gagliardi.

No âmbito do RISC2, serão criados um observatório em HPC e um roteiro das respectivas atividades existentes na Europa e na América Latina. O projeto, além de promover a ciência, tecnologia e inovação, vai contribuir para a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e lidar com inúmeras outras questões sociais, industriais e ambientais, como é o caso da segurança energética, política cibernética internacional ou mudanças climáticas.

O projeto inclui 16 parceiros, oriundos de 12 países, sendo liderado pelo Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS), na Espanha. Além da Coppe e do BSC, fazem parte o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, Brasil); Centro de Investigaciones Energéticas Medioambientales y Tecnológicas (Espanha); Forschungzentrum Jülich GmbH (Alemanha); Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique e Atos Bull (França); Consorzio Interuniversitario (Itália), Universidade de Coimbra e INESC TEC (Portugal); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad Industrial de Santander, High Performance and Scientific Computing Center (Colômbia); Universidad de la República, National Supercomputing Center (Uruguai); Centro de Investigaciones y Estudios Avanzados (México); National Laboratory for High Performance Computing (Chile) e Centro Nacional de Alta Tecnología (Costa Rica).

A Coppe abriga o supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Gerenciado pelo Nacad, o Lobo Carneiro tem capacidade de 226 Teraflops e pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

• Nacad
  • RISC2