Pesquisadores da Coppe criam sistema inteligente para monitorar ruas, prédios e equipamentos públicos
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / IA e Transformação Digital / Notícias
Data: 24/10/2025

Tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Teleinformática e Automação (GTA), da Coppe e da Escola Politécnica, da UFRJ, já está sendo utilizada para monitorar, desde junho de 2024, as ondas do mar, do Leblon a Barra da Tijuca, alertando quando há riscos de elas atingirem a ciclovia Tim Maia. Batizada como GuardAI, a tecnologia é voltada para detectar anomalias, usando visão computacional e Inteligência Artificial. Agora, suas funcionalidades estão sendo ampliadas para verificar ocorrências irregulares em vias urbanas, sendo testadas no Parque Tecnológico da UFRJ.
Para realizar o monitoramento, o GuardAI utiliza os sistemas de câmeras de vigilância já instaladas nos locais. O professor do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe e coordenador do projeto, Rodrigo de Souza Couto, explica que uma cidade tem uma enorme quantidade dessas câmeras, mas não há pessoas suficientes para analisar, em tempo real, todas as imagens geradas. Com isso, algumas situações acabam passando despercebidas, o que não ocorreria com a implantação do sistema do GuardAI, já que ele recebe e processa, de imediato, os vídeos câmeras de vigilância usando técnicas de IA e visão computacional, e envia alertas para smartphones.

“Os sistemas com Inteligência Artificial são cada vez mais necessários para detectar eventos anômalos e avisar a equipe de segurança. Sendo que as técnicas existentes no mercado não são adaptadas e não atendem às necessidades específicas de prédios e cidades inteligentes, e aí é que vem a nossa solução’, garante Rodrigo Couto, do GTA da Coppe.
De acordo com o professor, o cliente disponibiliza um servidor para o processamento, podendo ser na nuvem, e um link para as câmeras já existentes no local. A partir daí, o sistema desenvolvido pelo GTA é integrado às câmeras para processar as imagens dos vídeos, de acordo com as ocorrências que o cliente tem interesse. Este ainda terá acesso a um grupo no Telegram para junto com seus colaboradores receber os alertas.

O sistema foi criado durante projeto desenvolvido, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para auxiliar a segurança patrimonial de universidades que possuem muitas câmeras espalhadas pelo campus. Uma vez conectado a essas câmeras, o sistema envia alertas das ocorrências de interesse, a exemplo de pessoas entrando em determinados locais, fora do horário permitido, ou de veículos parados de forma irregular ou em locais proibidos, como no caso do Parque Tecnológico. Além disso, há outras formas de monitoramento como os do risco de as ondas do mar atingirem a ciclovia, fruto do estudo do aluno Pedro Videira Rubinstein, da Escola Politécnica da UFRJ, orientado pelo professor Luís Henrique Costa, do PEE/Coppe.
Rodrigo diz que a tecnologia desenvolvida está em constante desenvolvimento, com o grupo atento ao mercado de vigilância eletrônica, que movimentou R$ 12 bilhões no Brasil, em 2023, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). O GuardAI está pronto e em constante aperfeiçoamento, apto para ser implantado em instituições que tenham interesse.
- câmera de segurança
- IA
- Monitoramento
- visão computacional
