Centro Clima, da Coppe, promove diálogos setoriais sobre transição energética

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 12/04/2021

O Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), da Coppe/UFRJ, promove esta semana, nos dias 13 e 15 de abril, diálogos setoriais com a indústria do cimento (dia 13, terça-feira) e setor agropecuário (15, quinta-feira) acerca das perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono. As apresentações se somam a dois eventos realizados na semana anterior e que fazem parte do “Projeto ACT-DDP: Uma abordagem inovadora para a construção de estratégias setoriais e ações empresariais compatíveis com as metas de descarbonização do Acordo de Paris”. Sempre das 14h às 18h, os diálogos serão realizados via Zoom, em reuniões fechadas, apenas para convidados.

O estudo é conduzido por pesquisadores do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) da Coppe; da Tempus Analítica (México), Projeto Transparência em Carbono (CDP, na sigla em inglês); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais (IDDRI, em francês), e a Agência Francesa para a Transição Ecológica (Ademe).

A primeira etapa do projeto tem como objetivo a construção de trajetórias setoriais de descarbonização radical até 2050, permitindo a maior redução possível das emissões de gases geradores de efeito estufa (GEE) de vários setores econômicos no México (geração de eletricidade, produção de cimento e transportes públicos urbanos) e no Brasil (geração de eletricidade, produção de cimento e agropecuária) de modo a estabilizar a temperatura global em até 2°C acima do nível pré-industrial.

A iniciativa também busca acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à sua transição para uma economia de baixo carbono, e permitir uma melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização setorial até 2050, para enriquecer suas estratégias de baixo carbono.

Os diálogos setoriais têm o intuito de compartilhar objetivos de redução de emissões de GEE necessários para os setores em nível global e nos casos do Brasil e do México; Compartilhar diversas perspectivas de agentes sociais sobre as transformações e ações setoriais que podem ocorrer e alterar as condições de mercado; e assegurar que os desafios das empresas sejam identificados e discutir suas ações, as especificidades de seus negócios e os detalhes necessários para o diálogo sobre suas trajetórias de emissões de GEE.

O projeto ACT-DDP (Avaliação da Transição para uma Economia de Baixo Carbono – ACT / Caminhos para uma Descarbonização Radical- DDP) é patrocinado pelo governo francês por meio do Fundo Francês para o Meio Ambiente Global (FFEM), pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Ministério para a Transição Ecológica e Solidária.

No dia 7 de abril, foi feita a abertura da série de diálogos, com a discussão das perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono. No dia 8, foi realizado o primeiro diálogo setorial, com o setor de Energia Elétrica.

  • Clima
  • Transição Energética