Coppe debate “Necessidade de União Nacional pela Democracia”

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 03/06/2020

A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 7 de junho, mais um debate do Fórum Virtual “O Brasil após a pandemia”. Com o tema “Necessidade de União Nacional pela Democracia”, o Fórum contará com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B-MA); e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O debate será transmitido ao vivo na página da Coppe no Facebook, a partir das 18h.

O encontro contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe. O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, no próprio link da transmissão.

Sobre os debatedores

Ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2002, o juiz Gilmar Mendes exerceu diversos cargos na Administração Pública, tendo sido Procurador da República; Adjunto da Subsecretaria-Geral da Presidência da República, Consultor Jurídico da Secretaria-Geral da Presidência da República, Assessor Técnico na Relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados, Assessor Técnico no Ministério da Justiça, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e Advogado-Geral da União. Presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ocasiões distintas. É professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e criador do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Atual governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino foi juiz federal e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Dino foi ainda diretor da Escola de Direito de Brasília, do Instituto Brasiliense de Direito Público, e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).  Federal entre 2006 e 2010, Flávio Dino ocupou ainda os cargos de secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com mandato até 2022, Felipe Santa Cruz presidiu a seção fluminense da OAB por dois mandatos consecutivos. Advogado trabalhista e filho de Fernando Santa Cruz, vítima da ditadura militar, Felipe Santa Cruz foi professor das universidades Cândido Mendes e Santa Úrsula.