Professor da Coppe apresentará no Museu do Amanhã mobilidade urbana com veículos de levitação magnética

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 29/06/2018

O professor da Coppe/UFRJ, Richard Stephan, apresentará no Museu do Amanhã, dia 4 de julho, às 18h30, os diferentes métodos de Levitação Magnética empregados para transporte, incluindo o Maglev-Cobra da Coppe, e os principais projetos em operação no mundo. Durante sua palestra, Richard também abordará como os veículos por Levitação Magnética podem solucionar problemas de mobilidade nas cidades.

Aberta ao público, a apresentação faz parte do projeto Ciência às Seis e Meia, uma iniciativa da SBPC – RJ, com apoio do Museu do Amanhã, e será realizada na Praça Mauá, 1, Centro. Para participar, basta se inscrever no site do evento: https://bit.ly/2Mw6Hqo

Na palestra, que é aberta ao público, o professor apresentará os principais projetos em operação no mundo, incluindo o trem de levitação magnética da Coppe, denominado Maglev-Cobra, em operação na Cidade Universitária desde fevereiro de 2016.  Também falará sobre os diferentes métodos de levitação magnética que podem ser empregados no transporte.

Maglev-Cobra: vantagens econômicas e ambientais

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com a mesma tecnologia, embora os seus projetos ainda se encontrem em fase de testes em laboratório, ou seja, ainda não foram implantadas linhas de teste nestes países.

Compacto e leve, o Maglev-Cobra se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes e trafega em uma linha experimental alimentada por quatro painéis de energia solar fotovoltaica. Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o veículo levita sobre passarelas suspensas, que não competem pelo já reduzido espaço das grandes cidades.

Economicamente vantajoso, sua implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão, dispensando as caras e impactantes obras civis dos metrôs e trens de superfície convencionais.

Aprovado pelo público em dois anos de testes bem-sucedidos

Em fevereiro de 2018, o veículo desenvolvido na Coppe completou dois anos de testes bem-sucedidos, com mais de 9 mil passageiros transportados na Cidade Universitária. As viagens abertas ao público comprovaram a eficiência, confiabilidade e segurança da tecnologia, que já despertou, inclusive, o interesse dos chineses.  O Maglev-Cobra está no nível 7 da escala de evolução utilizada pela Nasa (TRL – Technology Readiness Level), para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia. A escala TRL vai até o nível 9, quando o produto está pronto para ser posto à disposição da sociedade, comercialmente. A certificação do veículo é o próximo passo para viabilizar a transferência da tecnologia, a fabricação do produto em escala industrial e a sua colocação no mercado.

Atualmente, na linha experimental o veículo transporta 10 passageiros por viagem e circula a uma velocidade de 10 km/hora. No futuro, em escala comercial, poderá conectar módulos extras, de 1,5 m de comprimento cada, aumentando a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos, pode chegar à velocidade de 100 km/h.

A expectativa é de que o veículo entre em operação em uma linha de 5 km, na Cidade Universitária, ligando a Estação de BRT Aroldo Melodia ao Parque Tecnológico, conforme previsto no Plano Diretor da UFRJ para 2020.