Programa Nuclear da Marinha é tema de palestra na Coppe
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 11/06/2018
No próximo dia 20 de junho, o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, proferirá palestra na Coppe/UFRJ sobre o “Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha”. Promovido pela Coppe, em parceria com o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o evento conta com apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), e será realizado, às 14 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Muniz Aragão, 360, Cidade Universitária.
A parceria entre a Coppe e a Marinha do Brasil vem de longa data. Parte da Tecnologia Sonar instalada nos submarinos brasileiros foi desenvolvida na Coppe, nos anos 1990, em colaboração com a Marinha. Em 2013, essa parceria resultou na inauguração do Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) da Coppe, que desenvolve tecnologias para acompanhar, detectar e classificar os ruídos produzidos no mar pelos motores dos navios e suas condições operativas, cujo objetivo é proteger a costa marítima brasileira.
Mas a construção dos sonares para submarinos nucleares tem se mostrado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Trata-se de uma área muito sensível e cujo desenvolvimento tecnológico envolve elevados custos. Como os alvos irradiam cada vez menos ruído, é preciso desenvolver sonares mais sofisticados para detectá-los.
O professor da Coppe, Carlos Levi, é um dos conselheiros do Cembra, que reúne especialistas sobre temas na área oceânica, com a participação de pesquisadores da Coppe, da Marinha do Brasil e da Universidade Federal do Rio Grande, e tem como missão executar estudos, ações, projetos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de ponta para o mar brasileiro.