Coppe, Firjan e Sebrae promovem o seminário Cooperação, Sustentabilidade e a Nova Economia

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 06/04/2018

O professor Francisco Duarte discute economia da funcionalidade e da cooperação

A Coppe/UFRJ, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) promovem, dia 18 de abril, o seminário “Cooperação, Sustentabilidade e a Nova Economia”. O objetivo é discutir a cooperação e o trabalho como peças centrais para a solução de questões de sustentabilidade trazidas pelos limites do modelo linear de produção, consumo e descarte.

Aberto ao público e gratuito, o evento será realizado, das 9h às 18h30, na sede da Firjan, na Av. Graça Aranha, nº 1, Centro, Rio de Janeiro, e contará com tradução simultânea. Como as vagas são limitadas, os interessados precisam se inscrever pelo site http://www.firjan.com.br/eventos/seminario-cooperacao-sustentabilidade-e-nova-economia.htm.

O professor Francisco Duarte, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, participará da primeira conferência, às 9h15, intitulada “Por uma economia da funcionalidade e da cooperação”, e no encerramento, às 18 horas, fará uma síntese dos principais temas debatidos durante o evento. No seminário, serão apresentados estudos de caso de empresas cujos modelos de negócio combinam colaboração, cowork e economia solidária.

Confira programação:

8h30 – Credenciamento

9h15 – Conferência “Por uma economia da funcionalidade e da cooperação”

• Christian du Tertre – Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação
  • Prof. Francisco Duarte – PEP/COPPE/UFRJ

10h45 – Painel 1: Cooperação e sustentabilidade
Como a cooperação entre indivíduos e instituições pode facilitar o alcance de soluções de sustentabilidade (sociais e ambientais) para problemas locais, que não se consegue resolver individualmente?

• Prof. Francisco Lima – UFMG
  • Cases empresariais em cooperação para a sustentabilidade:
  • Rede Asta: A relação de cooperação entre pequenos produtores locais – Rachel Schttino, diretora comercial
  • Conselho da Moda da FIRJAN do Centro Norte Fluminense: Minimização da geração de resíduos na indústria da Moda no Rio de Janeiro – Leo Rodrigues, presidente

12h – Almoço

13h30 – Painel 2: Trabalho e Serviços

Debate sobre duas características fundamentais da abordagem da Economia da Funcionalidade e da Cooperação: a integração de bens e serviços na construção de soluções para os clientes e seus resultados em termos de sustentabilidade; e o papel do trabalho e do engajamento dos indivíduos na produção de serviços e de soluções de qualidade.

• François Hubault – ATEMIS e Université de Paris
  • Prof. Laerte IdalSznelwar – Poli – USP
  • Cases empresariais em trabalho e serviços:
  • Michelin: Modelo de Negócios TK – Rodrigo Santiago, Relações Governamentais e Institucionais

16h – Painel 3: Empreendedorismo e Inovação

Como a dimensão social tem modificado o modelo econômico das empresas? Podemos ter a criação de empresas de sucesso com foco não só em “escalar” a venda de produtos mas de resolver problemas sociais concretos de nossa sociedade? Como inovação e colaboração propiciam um ambiente mais favorável à solução de problemas de sustentabilidade?

• Prof. Pascal Béguin – Université Lumière – Lyon 2
  • Cases empresariais de negócios sociais:
  • Goma: Cooperação e coworking para negócios de soluções ambientais
  • L’Oréal : Protagonismo social e transformação da cadeia de valor da oferta de produtos e serviços – Maya Colombani, diretora de Sustentabilidade

18h – Encerramento: As bases para um Instituto da Economia da Funcionalidade e da Cooperação no Brasil

• Prof. Francisco Duarte – Coppe/UFRJ