Hopcroft fala na Coppe sobre o futuro da ciência da computação

Planeta COPPE / Notícias

Data: 09/05/2016

Diante de um auditório completamente lotado por estudantes, de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores, o professor John Hopcroft, vencedor do prêmio ACM A.M. Turing Award, a mais importante premiação de computação do mundo, alertou para o fato de que “a ciência está mudando e um tempo de mudança é um tempo de oportunidades. Os indivíduos, instituições e países que se posicionarem para o futuro se beneficiarão imensamente”.

O professor da Universidade de Cornell (EUA) proferiu palestra no auditório da Coppe/UFRJ sobre de espaços multidimensionais e formas de encontrar estruturas escondidas dentro de estruturas dominantes. De acordo com Hopcroft, ainda que um espaço tenha centenas de dimensões, não é necessário mapeá-lo completamente se o pesquisador conhecer o produto das imagens de seus padrões.

Respondendo a perguntas da plateia, que participou com entusiasmo do debate após a conferência, Hopcroft ponderou que toda inovação tecnológica pode trazer consequências boas e ruins. “Mas que o mundo está melhor com as conquistas que a ciência trouxe até o momento”, afirmou.

Refletindo a respeito do receio comum de que a incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo possa reduzir o mercado de trabalho, John Hopcroft concordou que a revolução tecnológica pode trazer desemprego massivo e que os Estados Unidos se preocupam muito com isso. Mas ressaltou que os avanços da ciência possibilitaram, igualmente, a redução da jornada de trabalho, a proibição (em muitos países) do trabalho infantil. “Ao aumentar os níveis de escolaridade requeridos, a ciência e a tecnologia permitem retirar da demanda por emprego cerca de 10% da força de trabalho disponível”, avalia o professor.

“A Ciência da Computação está passando por mudanças fundamentais e há muita pesquisa interessante sendo feita. O que eu aconselho a meus alunos é que quebrem paradigmas e tentem coisas novas. Não o façam só pelo dinheiro. Vocês dedicarão trinta ou quarenta anos de suas vidas ao seu trabalho, então dediquem-se a algo que realmente os entusiasmem”, exortou Hopcroft.