Coppe apresenta atividades do Centro China-Brasil no Itamaraty

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 19/06/2015

Professor Pinguelli profere palestra sobre o Centro China-Brasil

O diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, participou, dia 19/06, do II Diálogo de Alto Nível Brasil-China sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília. Professor Pinguelli proferiu palestra sobre o Centro China-Brasil de Mudança Climática Tecnologias Inovadoras para Energia, uma parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua, iniciada em 2009. A mesma sessão, denominada “Novas energias e novos materiais”, contou com a participação do Assessor de Relações Internacionais da Coppe, Ilan Cuperstein, que falou sobre atividades realizadas no Centro, cuja sede fica na universidade chinesa, em Pequim.

O evento foi co-presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wan Gang. O objetivo foi reforçar a cooperação entre Brasil e China na área de C&T e contribuir para a construção conjunta de novas iniciativas e projetos no âmbito do Plano de Ação Conjunta Brasil-China 2015-2021. O plano, firmado pela Presidente da República Dilma Rousseff e pelo Primeiro-Ministro Li Keqiang, em maio deste ano, dedica seção específica a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sobre o Centro China-Brasil

Ilan Cuperstein falou sobre as atividades do Centro China-Brasil durante o evento

O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada, em 2008, entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro está sediado, desde a inauguração em 2009, na Universidade de Tsinghua, em Pequim, e mantém representações na China e na sede da Coppe, no Rio de Janeiro. Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Luiz Pinguelli Rosa e pela China pelo professor He Jiankun. Os diretores do Centro China-Brasil são os professores Romildo Toledo e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.

Atualmente, o Centro China Brasil vem desenvolvendo projetos nas áreas de produção de biodiesel; de sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico. A Coppe e a Universidade de Tsinghua, que já desenvolvem projetos de ônibus híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes, estão iniciando uma cooperação também nessa área.

• Centro China-Brasil