Representantes da Embrapii se reúnem com diretores da Coppe
Planeta COPPE / Embrapii-Coppe / Notícias
Data: 09/04/2015
A diretoria da Coppe/UFRJ recebeu nessa quinta-feira, 9 de abril, o diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Roberto Vermulm, e o coordenador da Equipe de Engenharia da empresa, o engenheiro Alvaro Abackerli. Foi a primeira visita de representantes da empresa à Coppe após a implantação da Unidade Embrapii-Coppe, em agosto de 2014.
A visita foi dividida em duas etapas. Pela manhã, o engenheiro Alvaro Abackerli, conheceu quatro dos 22 laboratórios que integram, até o momento, a Unidade Embrapii-Coppe. Os pesquisadores da Coppe apresentaram ao coordenador de engenharia da empresa a infraestrutura e equipamentos dos laboratórios, falaram sobre os principais projetos e ensaios já realizados, ou em andamento, detalhando a composição das equipes que atuam em cada um deles.
Foram visitados o Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS); a unidade do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) no Parque Tecnológico; o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC).
Alvaro Abackerli foi recebido pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; pelo vice-diretor, Edson Watanabe; pelo coordenador do Escritório de Projetos da Unidade Embrapii-Coppe, Marcus Vinícius Fonseca, e equipe; e pelo superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino.
“O objetivo da visita foi conhecer fisicamente as instalações de alguns dos laboratórios que integram a Unidade e ter um entendimento inicial do tipo de projeto que eles desenvolvem”, explicou Alvaro Abackerli.
A Coppe foi selecionada para ser uma Unidade Embrapii para realização de projetos na área de Engenharia Submarina para exploração de óleo e gás. Os trabalhos serão realizados por meio de parcerias com empresas do setor de óleo e gás. Ao todo a Embrapii criou 13 unidades em diferentes áreas para aproximar indústria, centros de pesquisa e universidades e, dessa forma, estimular a inovação e a transferência de tecnologia.
Sinergia
No período da tarde, a comitiva da Embrapii, tendo à frente o diretor de Operações, Roberto Vermulm, o engenheiro Abackerli e a especialista em Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Eliane Menezes, participou de reunião com diretores da Coppe Luiz Pinguelli Rosa, Edson Watanabe, Romildo Toledo e José Carlos Pinto. Também presentes à reunião o superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, o coordenador técnico da empresa, Segen Estefen e o gerente do projeto Coppe Idea, Alfredo Laufer.
Na reunião, representantes das instituições avançaram em várias questões técnicas, cujo objetivo foi tornar mais coesa a metodologia de trabalho, conferindo agilidade aos procedimentos. Segundo Vermulm, a Coppe representa o maior plano de ação, dentro da Embrapii, tanto em valores envolvidos quanto nas metas almejadas.
O diretor Romildo Toledo destacou que a Coppe, via Fundação Coppetec, tem um alto índice de eficiência no estabelecimento de contratos e convênios, sendo que a cada três acordos prospectados, dois são assinados. “Os projetos realizados via Embrapii Coppe devem ter impactos positivos para a sociedade, com a geração de emprego e renda no país”, destacou Toledo.
Ao todo, 21 empresas já foram prospectadas pela unidade Embrapii Coppe. Três delas já negociaram suas propostas e estão em fase de assinatura de contrato, e outras duas estão elaborando o escopo de seus projetos.