Rio 2016 não deverá ter feriados para aliviar trânsito

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 13/08/2014

Ao contrário do que foi feito nos dias de jogos da Copa do Mundo no estádio do Maracanã, a Prefeitura do Rio de Janeiro não deverá decretar feriados ou feriados parciais durante a realização das Olimpíadas de 2016. A antecipação foi feita hoje pelo diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Joaquim Dinís, durante a abertura do XII Rio de Transportes, congresso promovido pela Coppe/UFRJ em seu auditório, na Cidade Universitária.

O impacto da Copa do Mundo no trânsito do Rio de Janeiro foi o tema da apresentação de Joaquim Dinís, que fez projeções sobre a estratégia de trânsito que deverá ser adotada pela Prefeitura na Rio 2016. “A princípio não está sendo considerada a adoção de feriados nas Olimpíadas”, adiantou Dinís. A estratégia incluirá a utilização intensa de transporte público, tolerância zero para automóveis nas áreas próximas aos locais de disputa, como foi feito no entorno do Maracanã nos jogos da Copa do Mundo, participação da população e forte uso dos meios de comunicação.

De acordo com o diretor de Operações da CET-Rio, a Prefeitura aproveitará os diferentes eventos-testes que serão realizados antes das Olimpíadas para aprimorar a estratégia que será utilizada nos Jogos Olímpicos de 2016.

Rio concentra 70% a 75% dos empregos na região central

A questão da mobilidade, no entanto, vai além dos grandes eventos esportivos. O desafio de pensar a mobilidade na região Metropolitana do Rio de Janeiro não deve considerar somente as questões relacionadas ao transporte, mas uma série de fatores como localização da atividade econômica, habitação, necessidade de deslocamento da população, saúde e educação. Essa foi a tônica da apresentação do subsecretário estadual de Urbanismo do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, que defendeu uma abordagem integrada de diferentes fatores que influenciam o trânsito na região Metropolitana do Rio.

“De que adianta ter mobilidade se os empregos estão concentrados na região do Centro”, afirmou Loureiro em sua apresentação no XII Rio de Transportes. Segundo o subsecretário estadual de Urbanismo, o Rio de Janeiro é uma metrópole mononucleada, onde 70% a 75% dos empregos continuam concentrados na região central. Disse ainda que o Rio de Janeiro deverá ganhar até o fim de 2015 o seu primeiro Plano Metropolitano.

Vicente Loureiro participou do painel sobre Governança Metropolitana dos Transportes, mediado pelo professor da Coppe, Raul de Bonis, ex-secretário de Política e Infraestrutura de Transportes do Ministério dos Transportes e ex-diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Facebook e twitter como instrumentos de alerta para a população

A utilização das mídias sociais e dos aplicativos de telefonia móvel pelos concessionários de transporte público e órgãos de gerenciamento de tráfego foi uma das questões abordadas pela professora da UFRJ, Eva Vider, no painel dedicado ao gerenciamento ativo dos transportes. O painel contou também com a apresentação do diretor de Operações do Centro de Operações Rio, Marcio Almeida. Em sua participação, Almeida mostrou a estratégia de atuação do Centro, que faz largo uso de ferramentas como Twitter e Facebook para alertar a população sobre as condições do trânsito.

O coordenador do Rio de Transportes, o professor Paulo Cezar Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, anunciou o lançamento de uma revista para publicação de artigos científicos de pesquisadores da área de transportes. Será feito um concurso para escolha do título da publicação, que terá uma edição ainda em 2014 e prevê outras duas em 2015.

O XII Rio de Transportes será encerrado nesta quinta-feira, dia 14, com novos painéis para discussão das questões do setor. O evento acontece no auditório da Coppe/UFRJ, na Sala G-122, no Bloco G, do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária. Confira abaixo a programação do último dia:

No segundo dia do Congresso, o presidente da RioÔnibus e da Fretranspor, Lélis Marcos Teixeira, apresentará o desempenho dos sistemas BRT implantados na cidade até o momento. Dos quatro previstos, dois estão em operação: a Transoeste e, parcialmente, a Transcarioca, faltando a conclusão de algumas estações, incluindo a da Ilha do Fundão, pela qual circulam 90 mil pessoas diariamente.

“Alemanha 103 x 0 Brasil – Visão do futuro” é o tema do segundo painel que será apresentado pelo professor Marcos Cavalcanti, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe. Coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial Crie) da Coppe, o professor tem sido um crítico contundente em relação à falta de planejamento no Brasil.

No último painel do evento será discutido o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que poderá modificar a mobilidade em boa parte do centro do Rio. Na mesa de debate estarão presentes o professor do PET/Coppe, Paulo Cezar Ribeiro, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva e um representante do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Veja a programação completa do congresso em: http://www.riodetransportes.org.br

Saiba mais na seção Notícias do Planeta Coppe: http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=1843

• Rio 2016