Alerj promoverá audiência pública para discutir regras da CGU

Planeta COPPE / Notícias

Data: 27/05/2013

Uma comissão de deputados estaduais que visitou a sede da Coppe nesta segunda-feira, 27 de maio, anunciou que será promovida uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir regras da CGU que estão impedindo o repasse de recursos para a pesquisa nas universidades federais. A luta travada pela Coppe/UFRJ para a liberação de recursos para a ciência e a tecnologia será debatida na audência que será realizada, dia 19 de junho, às 10 horas, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A audiência foi solicitada pelos deputados Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj; Clarissa Garotinho, membro da Comissão de Educação e presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Alerj; e Robson Leite, presidente da Comissão de Cultura. Os três parlamentares participaram de uma reunião com o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e outros membros da diretoria da instituição e visitaram os laboratórios de Engenharia de Polimerização (Engepol) e de Aplicações de Supercondutores (Lasup) e o Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da Coppe/UFRJ.

Os deputados estaduais em reunião com a diretoria da Coppe

O deputado Comte Bittencourt (PPS) manifestou o apoio a luta da Coppe e da UFRJ para regularizar o repasse de recursos destinados à pesquisa. “Nossa proposta é contribuir do ponto de vista legislativo, mostrando a importância de instituições como a Coppe, no momento em que o grande desafio da sociedade do conhecimento é desenvolver pesquisas e novas tecnologias. O poder público deve entender que o olhar de controle, o olhar de fluxos contábeis-financeiros deve contemplar a natureza diferenciada das instituições de pesquisa. Pretendemos promover um debate de qualidade que possa dar uma efetiva contribuição ao projeto da Coppe/UFRJ, que é um patrimônio nacional”, explicou o presidente da Comissão de Educação.

A deputada Clarissa Garotinho (PR) destacou a importância de reunir na audiência o maior número de representantes da sociedade. “Nossa proposta é sensibilizar os demais deputados, somos 70 na Assembleia Legislativa, com diversas representações partidárias e forças políticas diferentes. Nessa audiência queremos reunir também os deputados federais, a Controladoria Geral da União e os órgãos da imprensa para tornar ainda mais público esse debate, para que ele possa envolver a sociedade e garantir a sobrevivência da Coppe que é importante não só para o Rio de Janeiro como para o Brasil todo” , afirmou.

A comitiva visitou o Laboratório de Engenharia de Polimerização (Engepol) da Coppe

O presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Robson Leite (PT), demonstrou preocupação com a possibilidade do atraso de projetos de pesquisa por conta da demora na liberação de recursos. “A burocracia e a fiscalização do Estado têm de existir, mas é inadmissível que ela chegue a um cenário em que impeça o desenvolvimento. A fiscalização é importante, mas não pode ser um impeditivo do crescimento do desenvolvimento tecnológico. Vamos dialogar com a CGU e buscar o apoio de vários deputados federais de forma a garantir, que a fiscalização continue, evidentemente ela deve estar presente, mas não de forma a impedir o desenvolvimento. Isso é inadmissível”, afirmou Robson Leite.

O diretor da Coppe/UFRJ agradeceu a iniciativa dos deputados. “A mobilização dos diversos setores da sociedade é de extrema importância para manutenção das atividades de pesquisa no Rio de Janeiro e no Brasil”, destacou Luiz Pinguelli Rosa, antecipando que no próximo dia 4 será realizada uma reunião em Brasília, com representantes da Controladoria Geral da União, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Coppe/UFRJ. A discussão será mediada por uma comissão de especialistas em direito público instituída pela OAB-RJ na última sexta-feira, 24 de maio, durante ato público que a Seccional da OAB do Rio de janeiro promoveu em defesa da atividade de pesquisa.

A comitiva em visita ao NIDF da Coppe

Além do professor Luiz Pinguelli Rosa, participaram da reunião com os deputados, os diretores da Coppe de Assuntos Acadêmicos, Edson Watanabe; de Administração e Planejamento, Guilherme Horta Travassos; de Tecnologia e Inovação, Segen Estefen; o diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, José Carlos Pinto; e o representante da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino.