Centro Rio+ inicia sua atuação sediado na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 07/05/2013

A diretoria da Coppe/UFRJ recebeu, no dia 6 de maio, uma delegação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para assinatura do termo de acordo que vai viabilizar o início das operações do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro Rio+. Um dos legados mais importantes da Rio+ 20, cuja criação foi anunciada em junho de 2012 pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Centro Rio+ ficará sediado provisoriamente nas dependências da Coppe, na sede do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego – o GIGTech, no Parque Tecnológico da UFRJ.

“Antes de dois meses teremos sete profissionais trabalhando full time no Centro Rio+. É muito simbólico para nós que o centro funcione na Coppe, pois foi aqui onde ele nasceu, onde aconteceu a sua primeira reunião preparatória. Essa parceria é de grande interesse para nós”, disse o representante residente do Pnud, Jorge Chediek, que estava acompanhado do coordenador do Centro Rio+, Romulo Paes, da analista política do Centro Rio+, Layla Saad, e do oficial de programa da Unidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Pnud, Haroldo Machado.

Entusiasmado com o Centro Rio+, o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, afirmou ser uma grande honra para a instituição sediar a iniciativa. “Gostaríamos muito de ver a Coppe e seus professores contribuindo para o Centro. Certamente vamos trabalhar para somar com outras iniciativas de caráter internacional voltadas para a sustentabilidade, a erradicação da pobreza e outras questões que vêm preocupando os países nos últimos anos”, disse o diretor da Coppe. Estavam presentes ainda o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, José Carlos Pinto, e Alfredo Laufer, consultor do Idea Coppe.

No dia 3 de junho, dentro da Semana do Meio Ambiente, o Centro Rio+ vai promover o seu primeiro evento, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Segundo Jorge Chediek, a importância da presença do professor Pinguelli na mesa do evento foi destacada pela ministra Izabella Teixeira. No dia 24 de julho, outro evento será realizado, ainda sem local definido. Até o final do ano, a ideia é promover um evento em parceria com a Coppe, dentro do calendário comemorativo dos 50 anos da instituição.

Após a assinatura do termo de acordo, o professor Pinguelli conversou com os representantes do Pnud sobre o complexo tecnológico existente na Cidade Universitária e sobre alguns projetos da Coppe na área de sustentabilidade, como o trem de levitação magnética, o ônibus a hidrogênio, e a usina de Ondas. O professor Segen lembrou ainda do interesse de outras empresas e instituições em participar das ações do Centro Rio+ e de alguns eventos que podem ser realizados com a participação do centro.