Coppe desenvolve sistema para os Objetivos do Milênio

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 25/04/2013

Pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ desenvolveram sistema inédito para auxiliar os municípios brasileiros a alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Inserido no portal da Agenda de Compromissos dos ODM – Governo Federal e Municípios 2013-2016, o sistema projetado pela Coppe/UFRJ, Ministério do Planejamento e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência permite aos gestores municipais definir metas de melhoria dos indicadores do município ao longo de seu mandato e, também, conhecer os principais programas federais para cada área.

Portal Agenda de Compromissos

O portal da Agenda de Compromissos dispõe de um breve diagnóstico sobre a execução do programa federal no país, no estado e no município, o que auxilia o gestor a calcular a sua meta. O sistema também compara o proposto pelo prefeito com os resultados que ele alcançou e o certifica anualmente, cada vez que seus objetivos forem atingidos. “O sistema possibilita uma melhoria da gestão pública uma vez que formaliza e acompanha as metas de gestão de cada município”, afirma o professor da Coppe/UFRJ Jano Moreira de Souza.

O sistema é desenvolvido dentro da linha de pesquisa em banco de dados do Pesc, com base no framework MDArte, sob a coordenação do professor Jano Moreira de Souza e do pesquisador e coordenador Sérgio Rodrigues, do Centro de Apoio a Políticas do Governo (CAPGov) da Coppe/UFRJ. Disponível no Portal do Software Público Brasileiro, a tecnologia do MDArte foi desenvolvida há mais de dez anos pela própria Coppe/UFRJ e é utilizada, desde então, em projetos da instituição.

Professor Jano Moreira de Souza e pesquisador Sérgio Rodrigues, coordenadores do projeto

Durante a construção do portal da Agenda de Compromissos, o maior desafio técnico foi conseguir interligar as diversas fontes de dados. “O mecanismo de autenticação de usuários, por exemplo, é realizado através de uma integração com o portal de convênios do governo federal (Siconv). De forma semelhante, precisamos trabalhar, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, com os diversos ministérios que fornecem os dados e os indicadores utilizados para medir a evolução dos municípios”, afirma Débora Andrade, gerente técnica do projeto e mestranda do Pesc.

Débora Andrade, gerente técnica do projeto e mestranda do Pesc

De acordo com sugestões dos gestores municipais, a Coppe/UFRJ continua atuando para evoluções no sistema. O pesquisador Sérgio Rodrigues ressalta que o grande benefício do projeto é agregar, em um ambiente único e de fácil utilização, os principais indicadores do governo para os municípios. “Centralizar as informações de todos os municípios na forma de um portal contribui para que todo o processo ocorra de forma transparente”, diz Rodrigues. O site é aberto à consulta pública e permite que o cidadão acompanhe o desempenho do seu prefeito nos compromissos assumidos.

A adesão dos municípios brasileiros ao programa é voluntária. Segundo os pesquisadores da Coppe/UFRJ, a meta é de que mil municípios possam aderir à agenda neste primeiro ano. Lançado pela ministra Ideli Salvatti durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, no fim de janeiro, o portal da Agenda de Compromissos é uma parceria da Coppe/UFRJ com o Ministério do Planejamento e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Acesse o portal e conheça as metas de seu município.

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de abertura do Encontro Nacional com os novos Prefeitos e Prefeitas. (Brasília-DF, 28/01/2013). Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR


Entenda os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
    
As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:

– Acabar com a fome e a miséria;

– Oferecer educação básica de qualidade para todos;

– Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

– Reduzir a mortalidade infantil;

– Melhorar a saúde das gestantes;

– Combater a Aids, a malária e outras doenças;

– Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

– Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Conheça o Portal ODM.