Coppe inicia a comemoração dos 50 anos, no carnaval carioca

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 01/02/2013

Com grande animação e samba no pé, a ala “Coppe 50 anos” participou na noite de ontem, 31 de janeiro, do desfile do bloco “Inova que Eu Gosto”, pelas ruas do bairro do Flamengo. Mais de 100 pessoas, entre professores, alunos e funcionários da Coppe e da Fundação Coppetec, se divertiram sob o ritmo de uma bateria bem marcada pelos 65 ritmistas que deram um show de harmonia. O bloco dos amigos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) reuniu mais de 2 mil foliões.

O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e o diretor de Assuntos Acadêmicos, Edson Watanabe, também participaram com animação do desfile que deu a largada para as comemorações dos 50 anos de atividades do instituto. Um dos foliões mais empolgados era a professora Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química (PEQ), integrante da comissão responsável pela organização dos eventos comemorativos e idealizadora da ala.

O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, durante o desfile

“Foi muito bom iniciar as comemorações dos 50 anos da Coppe no carnaval de rua carioca e no bloco da Finep, uma instituição que teve um importante papel na história da nossa instituição. A sintonia foi completa. Até o fim de 2013 teremos outros eventos para celebrar o cinquentenário do nosso instituto”, afirmou Luiz Pinguelli Rosa, durante o desfile.

Ciência e Samba: uma boa química

Para homenagear a ala da Coppe, os músicos tocaram o samba-enredo que a União da Ilha levou para a avenida em 1989. “Festa Profana” é, ainda hoje, um dos sambas mais populares do carnaval carioca. Os componentes também cantaram antigos sambas-enredo da Unidos de Vila Isabel e de outras agremiações embalados por uma bateria, que contava com a participação de duas ex-alunas da Coppe, ambas mestres no manuseio do tamborim.

A harmonia do desfile e o hino “Bate forte o Coração… Finep é a arte, é a ciência que projeta essa nação!!!”, de autoria de Débora Monteiro, Adelson Roberto e Junior Carvalho, provou, para aqueles que ainda duvidavam, que é boa a química entre ciência e samba.

Com direito a madrinha, princesa e rainha abrindo passagem, o “Inova que Eu Gosto”, que desfila há seis anos, animou e conquistou o público que, voltando do trabalho, aderiu ao bloco e tomou a Rua Barão do Flamengo do início ao fim. Os moradores dos prédios vizinhos também engrossaram o coro, tiraram fotos e saudaram os foliões. Entre os componentes, estavam presentes seis passistas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel.

O superintende da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, levou o neto Miguel, de 1 ano, para engrossar a ala da Coppe no bloco

A empolgação dos componentes do bloco afastou até mesmo a chuva prevista pela meteorologia para o final do dia. A noite de temperatura agradável foi um convite a mais para quem passava pelas imediações das ruas Barão do Flamengo e Paissandu caírem na folia. Muitos jovens e famílias com crianças se juntaram ao bloco, assim como aqueles que retornando do trabalho não conseguiram resistir ao chamado do samba e resolveram ficar.