Ivig lança atlas sobre recursos hídricos
Planeta COPPE / IVIG / Notícias
Data: 18/11/2011
O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), da Coppe/UFRJ, lança na próxima segunda-feira, 21 de novembro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras, o Atlas Soci-Água, que reúne dados sobre recursos hídricos. Elaborado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir de uma encomenda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o livro foi produzido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
No evento de lançamento, o coordenador executivo do Ivig e do Atlas, professor Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas, fará uma palestra sobre os principais resultados do estudo e terá como debatedor o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe.
Em suas 320 páginas, o Atlas reúne um extenso levantamento sobre saneamento e saúde; irrigação para produção de alimentos e produção de energia em usinas hidrelétricas, com a identificação dos problemas e sugestões de melhoria. Trata-se de uma versão atualizada do banco de dados georeferenciado sobre esses temas, também produzido pelo Ivig em parceria com a FGV.
O Atlas Soci-Água traz dados como os índices de coleta e de tratamento de esgoto no Brasil. O primeiro serviço atinge mais de 60% da população e melhorou bastante nos últimos anos. Já o tratamento alcança apenas cerca de 20% dos habitantes e ainda é considerado muito baixo.
Segundo o estudo, Brasília tem o melhor sistema de abastecimento e tratamento de água das capitais do País. O trabalho mostra, entretanto, que o Brasil ainda precisa buscar soluções diferenciadas para as populações das periferias e da zona rural.
O livro mostra, ainda, que existem cerca de quatro milhões de áreas irrigadas no Brasil, menos de 3% da área plantada no país, o que é baixo em relação à média mundial de 20%. Segundo o professor Marcos Freitas, as maiores áreas irrigadas, entre todas as nações, estão na Índia, China, Estados Unidos e Paquistão.
O Atlas é o resultado de três anos de pesquisas, que cruza dados a respeito dos temas abordados com informações sobre educação, trabalho e rendimento, domicílios, famílias e outros aspectos demográficos. A equipe do Ivig percorreu o País em busca dos dados que podem auxiliar o Governo na tomada decisões estratégicas relacionadas a políticas públicas. Participaram do trabalho cerca de 30 pesquisadores do Ivig e da FGV, entre engenheiros, arquitetos, biólogos, geógrafos, sociólogos e economistas, coordenados pelo professores Marcos Freitas e Bianor Scelza.
O trabalho faz parte do projeto Impactos Sociais de Políticas Públicas Relacionadas aos Recursos Hídricos, do CT-Hidro (Fundo Setorial de Recursos Hídricos) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que encomendou este levantamento ao Ivig em 2006. A produção editorial do livro ficou à cargo da Synergia Editora.
A Academia Brasileira de Letras (Sala José de Alencar) fica na Avenida Presidente Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro.
- Ivig