Professores da Coppe ingressam na Academia Nacional de Engenharia
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Notícias
Data: 07/11/2011
Os professores da Coppe Luiz Bevilacqua (Programa de Engenharia Civil), Renato Cotta (Programa de Engenharia Metalúrgica), Martin Schmal (Programa de Engenharia Química) e Sandoval Carneiro Junior (Programa de Engenharia Elétrica) são os mais novos integrantes da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
Atualmente, dois professores da Coppe já são membros da Academia: Nelson Maculan (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) e Walter Arno Mannheimer (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais). Além deles, outros professores da Coppe, já falecidos, também fizeram parte da ANE, entre eles o professor Giulio Massarani, Fernando Lobo Carneiro e Cirus M. Hackenberg.
Em reunião celebrada no início de outubro, os quatro professores da Coppe foram eleitos como membros da ANE, em evento que contou com a participação do presidente da Academia, Paulo Augusto Vivacqua.
Confira a seguir um resumo da trajetória profissional dos professores da Coppe eleitos para a ANE.
Luiz Bevilacqua é doutor em Mecânica Teórica Aplicada pela Universidade de Stanford. Graduado em Engenharia Civil, pela UFRJ, em 1959, especializou-se em Pontes e Grandes Estruturas pela TH Stuttgart, em 1961.
Foi diretor da Coppe, de 1990 a 1992, e fundador do Programa de Engenharia Civil, em 1967, no qual atua hoje desenvolvendo pesquisas voltadas para difusão com retenção temporária com aplicações em processos físico-químicos, bioquímicos e em dinâmica populacional. Interessa-se ainda pela correlação entre geometria fractal e dinâmica de estruturas.
Foi vice-reitor da PUC-Rio, de 1980 a 1985, e reitor da Universidade Federal do ABC, de 2006 a 2008, em São Paulo.
Já ocupou os cargos de secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), diretor das unidades de pesquisa do CNPq, diretor científico da Faperj e presidente da Associação Espacial Brasileira.
Renato Cotta é doutor pela North Carolina State University (1985). Graduou-se em Engenharia Mecânica, com ênfase Nuclear, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Os bons resultados alcançados durante a iniciação científica o levaram ingressar no doutorado sem ter de cursar o mestrado. Assim, em 1981, aos 21 anos, embarcou para os EUA onde concluiu o doutorado em Mechanical & Aerospace Engineering pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU).
Ele ocupa, atualmente, o posto de professor titular da Escola Politécnica e da Coppe, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ser chefe do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor e pesquisador 1A do CNPq. Cotta atua na área de transferência de calor e massa, principalmente nos temas relacionados a métodos híbridos e transformação integral, microssistemas térmicos, intensificação térmica e nanofluidos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro dos conselhos cientifico e executivo do International Center of Heat and Mass Transfer, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e foi presidente da Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica (ABCM).
Martin Schmal é doutor em Engenharia Química pela Technische Universität Berlin (1970). É graduado em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI PUC São Paulo (1964) e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), instituição pela qual se tornou, em 2008, professor emérito. Tem experiência na área de química, com ênfase em cinética química e catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea, reatores, energia, catálise ambiental e catalisadores (metais e óxidos).
Schmal é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1998 e já foi presidente da Sociedade Brasileira de Catálise (1998-2008) e membro efetivo do International Catalysis Society (2000-2009). É detentor dos prêmios Humboldt Research Award (2003), Prêmio Ciência e Tecnologia do México 2003; Prêmio Scopus/Elsevier/Capes (2009).
Sandoval Carneiro Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela University of Nottingham, na Inglaterra. É graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968) e obteve o mestrado em Ciências da Engenharia Elétrica pela Coppe em 1971. No mesmo ano, foi admitido como professor assistente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola de Engenharia da UFRJ. É professor titular da Coppe desde 1993, tendo sido diretor da instituição no período entre 1982 e 1985 e diretor-geral da Capes entre 1991 e 1992.
Sandoval já exerceu o cargo de diretor de Relações Internacionais da Capes de janeiro de 2008 a março de 2011 e foi professor visitante na University of British Columbia, Vancouver, Canadá (1987-1988 e 1994). Em 1998 foi admitido na Ordem Nacional de Mérito Científico, na categoria de comendador, e em 2004 foi promovido à categoria de grã-cruz da Ordem. Foi agraciado com a Medalha Capes 50 Anos em 2001, com o Prêmio Anísio Teixeira em 2006, com a Medalha de Honra da Inconfidência, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 21 de abril de 2010 e com a Friendship Medal pela Universidade de Münster, Alemanha, em abril de 2011. Em janeiro de 2010 ele tornou-se fellow do IEEE.
- Academia Nacional de Engenharia